Defesa Civil de Pindamonhangaba participa do Treinamento Chuvas de Verão 2024/2025 em Ubatuba
Nos dias 26 e 27 de novembro, agentes da Defesa Civil de Pindamonhangaba participaram do Treinamento Chuvas de Verão 2024/2025, realizado em Ubatuba. O curso, voltado para a capacitação em ações de prevenção e resposta a desastres naturais, reuniu profissionais de diversas cidades do estado de São Paulo.
Com o período chuvoso se aproximando, o evento teve como objetivo preparar os participantes para enfrentar situações críticas, proporcionando conhecimento técnico e práticas essenciais para a segurança da população. Durante os dois dias de treinamento, foram abordados temas estratégicos, como:
- Previsão meteorológica para o período de chuvas, auxiliando no monitoramento de fenômenos climáticos e na emissão de alertas;
- Criação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), com enfoque na mobilização e conscientização da população local;
- Elaboração de mapas comunitários de risco, para identificar áreas vulneráveis e planejar medidas preventivas;
- Atendimento pré-hospitalar em cenários de desastre, capacitando os agentes para agir em situações de emergência;
- Estruturação de exercícios simulados, que proporcionam treinamento prático para diferentes tipos de ocorrências;
Análise de solo e vistoria de campo, baseadas nas etapas dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).
Segundo o diretor da Defesa Civil de Pinda, Michel Cassiano, a participação dos agentes de Defesa Civil de Pindamonhangaba é de fundamental importância para o aprimoramento das ações de prevenção e resposta às urgências realizadas no município, que também enfrenta desafios causados pelas chuvas de verão. Segundo os agentes, o treinamento não apenas fortalece a capacidade técnica da Defesa Civil, mas também promove a troca de experiências com outras cidades, ampliando o repertório de estratégias e boas práticas.
"Pindamonhangaba segue fortalecendo suas ações preventivas, alinhada aos conhecimentos adquiridos durante o evento em Ubatuba”, reforçou o diretor Michel.