Defesa Civil de Pinda participa da capacitação ‘SP Sempre Alerta 2025’
![Defesa Civil de Pinda participa da capacitação ‘SP Sempre Alerta 2025’](https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/imagem/m_70_0_1_06022025151227.jpeg)
A Defesa Civil de Pindamonhangaba participou da Capacitação para Prevenção e Resposta às Mudanças Climáticas – SP Sempre Alerta 2025, realizada nesta quarta-feira (5) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento reuniu autoridades e profissionais da área de segurança pública e defesa civil, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e estratégias essenciais para a segurança da população em situações de emergência provocadas por desastres naturais.
Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, Cel. Paulo Henrique; o secretário adjunto, Ten. Cel. Emerson Cardoso; o secretário de Captação de Recursos, Rodrigo Lossio; o diretor de Defesa Civil, Michel Cassiano; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Minamisako, além dos agentes João e Marcos.
Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para a gestão de emergências, obtenção de equipamentos e recursos, solicitação de materiais de logística humanitária, monitoramento meteorológico e emissão de alertas. Também foram discutidas inovações, como o Fundo Orçamentário de Defesa Civil e a utilização de radares meteorológicos, ferramentas que visam otimizar a resposta a desastres naturais.
O secretário de Segurança Pública, Cel. Paulo Henrique, destacou a importância da capacitação para o município. “A Defesa Civil de Pindamonhangaba tem demonstrado um compromisso contínuo com a capacitação e aprimoramento de suas ações. A prevenção e a resposta rápida são essenciais para proteger vidas. O município segue comprometido com a segurança e a resiliência diante dos desafios climáticos”.
Com a participação no evento, a Defesa Civil de Pindamonhangaba reafirma seu compromisso em garantir a segurança e o bem-estar da população, estando sempre preparada para lidar com situações de emergência e proteger a comunidade em momentos críticos.