Defesa Animal resgata cadela em situação de maus-tratos em Moreira César

Defesa Animal resgata cadela em situação de maus-tratos em Moreira César

A equipe da Defesa Animal de Pindamonhangaba resgatou na quarta-feira (29), no bairro Cícero Prado, em Moreira César, uma cadela de um ano e dois meses em situação grave de maus-tratos. O flagrante ocorreu após uma denúncia, que levou os agentes a encontrarem o animal com lesão neurológica, miíases (infestação de larvas de moscas na pele), escaras e sem condições de se alimentar ou beber água sozinho. O ambiente era insalubre, com mau cheiro e presença de moscas.
A médica veterinária responsável pela Defesa Animal, Fernanda Mussi, destacou a negligência dos tutores. “Infelizmente, encontramos o animal com lesão neurológica e em grande sofrimento. Moscas no ambiente, bicheiras e em situação de abandono. Não houve, por parte dos responsáveis, qualquer tentativa de socorrer o animal. Além disso, não havia histórico de vacinação, nem qualquer cuidado básico”, afirmou Fernanda.
Diante da constatação dos maus-tratos, automaticamente os tutores perderam a guarda do animal, fato previsto em Lei, e a cadela foi encaminhada ao Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (CEPATAS) para receber tratamento adequado. A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa de R$ 6.000,00 ao casal responsável, sendo R$ 3.000,00 para cada cônjuge. A esposa, que assumiu ser tutora do animal, recebeu voz de prisão e permanecerá à disposição da Justiça.