Prefeitura entrega nova USF Santa Cecília à população
A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou a nova USF Saúde do Santa Cecília na quarta-feira (27). A unidade, denominada Antonio Vidal Filho, fica na rua João Maria Pires, lado do campo de futebol, e vai atender mais de 3.500 pessoas.
Com a USF Santa Cecília, a Secretaria de Saúde vai transferir os serviços que hoje ocorrem no prédio antigo, fica na Avenida Correard, para o novo prédio.
“Estamos saindo de um imóvel alugado e levando os nossos serviços para um novo edifício, que é moderno, mais amplo e com melhores condições de atendimento para a população e para trabalho dos profissionais”, disse a secretária de Saúde Silvia Mendes.
A nova unidade tem 252,05m² de área construída, três consultórios médicos, sendo um deles ginecológico, farmácia, salas de imunização, de curativos, de procedimentos, recepção, sanitários, depósito e copa
A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, lembrou que a obra da USF Santa Cecília é resultado da doação da empresa Coevo, por meio do Termo de Doação sob Protocolo nº 14.403/2022, conforme Decreto nº 5.431/2017, em área institucional do município. Ela ressaltou que o prédio atende todos os requisitos para funcionamento de uma unidade de saúde, com detalhe maior para o conforto de pacientes e trabalhadores da saúde.
O vice-prefeito e prefeito eleito, Ricardo Piorino, agradeceu a doação da Coevo, parabenizou a família do homenageado e os moradores. “Gostaria de parabenizar a todos por essa grande obra. Neste novo prédio a população vai ser ainda melhor atendida em todos os serviços oferecidos. Parabéns a todos do bairro, em especial ao meu amigo Fabrício, presidente da Associação de Moradores, e principalmente à Dona Nita Vidal, viúva do 'Seo Antonio', e aos filhos e netos”.
Piorino destacou ainda outros serviços de saúde. “Este ano já entregamos a reforma e ampliação da UBS Parque das Nações, entregamos UBS Morumbi, USF Vale das Acácias, agora Santa Cecília e ainda teremos Mantiqueira. Também estamos concluindo as obras da unidade de saúde do Maricá, dentre outros serviços. Isso mostra da nossa gestão. Quando chegamos, nós encontramos uma cidade cheia de problemas e, a cada dia, estamos trabalhando para melhorar as condições para a população. Podem contar conosco para o que precisarem”.
O prefeito Dr. Isael Domingues também agradeceu a Coevo e elogiou a Câmara pela parceria. “Quando eu e o Piorino iniciamos nosso governo, encontramos uma cidade cheia caótica em diversas áreas. Não estava bom para o morador e nem para os empresários. Com isso, um empresário se propôs a ajudar. Pensando nisso, aprovamos junto à Câmara um termo de doação de produtos e serviços para a Prefeitura. Assim, nós recebemos a Praça 7 de Setembro, que antes era um local que estava abandonado, com vários imóveis sendo usados de forma errada, desviando finalidade, estacionamento irregular e uma séria de problemas sociais, além de ser um local extremamente feio e largado”, relembrou Dr. Isael sobre o termo de doação que permitiu o recebimento da Praça 7 de Setembro a custo zero para a Prefeitura.
“Da mesma forma, recebemos também o pórtico de entrada da cidade e hoje temos uma linda entrada, que deixa a população orgulhosa e os ajuda e muito a atrair investimentos, agrada também aos olhos dos empresários, dos investidores. Assim como ocorreu lá, também recebemos doações de várias outras empresas para diversos produtos e serviços. Esta unidade do Santa Cecília só foi possível graças ao empenho de todos, da Prefeitura, da Câmara, da população, e da construtora Coevo, que doou essa grande obra avaliada em R$ 500 mil. Obrigado por acreditarem na cidade”.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Norberto Moraes – Norbertinho, dos vereadores José Carlos Gomes – Cal, Rogério Ramos, Julinho Car, Gilson Nagrin, presidente de bairro, Fabrício Ribeiro, da tesoureira, Mônica do Amaral, além de familiares do homenageado, dentre eles as filhas Vânia, Stela, Vilma, nora Maria, dos netos Paula, Mateus e João, da sobrinha Madalena e da Bisneta Luana, além da viúva, dona Benedita Vidal.
Biografia do homenageado
Antonio Vidal Filho nasceu em São José do Barreiro em 1935. Filho de Antonio Vidal e Ana Rita Aparecida, se mudou com a família para Pindamonhangaba ao final de sua infância, pois seu pai veio trabalhar na fazenda Pinhão do Una, onde a família morou por um longo tempo.
Concluiu apenas o ensino primário, começando a trabalhar na adolescência. Por volta de 20 anos, empregou-se no horto florestal, onde permaneceu até a aposentadoria, no final da década de 1980.
Na década de 1950, casou-se com Benedita Claudino Vidal, com quem teve seis filhos. Após seu casamento, com as economias que havia juntado, negociou com Manoel Cesar Ribeiro um terreno onde hoje é o bairro Santa Cecília, sendo um dos primeiros moradores do local.
Nos anos 60, perdeu o pai, de câncer, e nos anos 70, perdeu sua mãe, vítima de acidente. Nos anos seguintes continuou trabalhando e sustentando a família, mas desta vez um fantasma o acompanhou: o alcoolismo. O vício atrapalhou sua vida por anos, entretanto no final dos anos 80 uma conversa com um desconhecido mudou sua vida, e nunca mais consumiu qualquer tipo de bebida. Em seguida, juntou-se ao Alcoólicos Anônimos Grupo Princesa do Norte, militando pelo resto da vida.
Pessoa honesta, íntegra e de muito bom coração, ‘Seo Vidal’ não poupava esforços para ajudar o próximo. Colaborou com diversas instituições católicas, ajudou diversas pessoas a construírem suas casas, ajudou na construção da igreja dedicada à Santa Cecília, em seu bairro. Sua recompensa era a felicidade e o bem-estar do próximo.
Em 18 de abril de 2015 completou sua jornada entre nós, partindo ao encontro de Deus. A maior herança que deixou foram os valores éticos e morais aos seus descendentes.
Sua bondade, compaixão, respeito ao próximo, carater, honestidade e lisura foram seu legado. Digno de admiração e respeito, merecedor de todas as homenagens que puderem lhe ser feitas.