Pindamonhangaba intensifica vacinação contra febre amarela

Pindamonhangaba intensifica vacinação contra febre amarela

A Prefeitura de Pindamonhangaba está intensificando a vacinação contra a febre amarela em todas as unidades de saúde da cidade. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos. As vacinas contra a febre amarela chegaram em Pindamonhangaba na semana passada e já estão disponíveis em todas as 27 salas de vacinação da cidade, seguindo os horários de funcionamento de cada local.
A vacina faz parte das ações de rotina contra a doença e pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos nove meses de idade.
A gestora da Imunização, enfermeira Fernanda Batista César Hasman, enfatizou a segurança e a eficácia da vacina. “É o principal meio de controle de febre amarela, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue. Precisamos vacinar o maior número possível de pessoas para garantirmos uma cobertura mínima de 95%, que é a meta ideal para evitar surtos. Além disso, o imunizante que utilizamos, sob responsabilidade do Ministério da Saúde, é aprovado pela ANVISA e controlado pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde”.
Fernanda alertou que, ao se vacinarem, os cidadãos não estão apenas se protegendo, mas também ajudando a prevenir doenças em toda comunidade. “No caso da febre amarela, o mosquito não ‘escolhe’ quem vai picar. Por isso todo mundo é um alvo em potencial. Deste modo, é fundamental que todos que estão dentro da população alvo sejam imunizados, para que possamos evitar uma epidemia”, concluiu.
Para garantir uma vacinação ainda mais eficiente à população, a Secretaria de Saúde preparou duas equipes, que foram capacitadas especificamente sobre febre amarela no começo de novembro. Na ocasião, houve encontros com os enfermeiros da rede municipal para reforçar as orientações sobre a importância da vacinação e garantir a adesão à campanha, bem como treinamento com os profissionais.