Pinda recebe mais de R$ 30 milhões em obras de infraestrutura da MRS

Pinda recebe mais de R$ 30 milhões em obras de infraestrutura da MRS

A cidade de Pindamonhangaba está recebendo mais de R$ 30 milhões em investimentos de infraestrutura da MRS. No total, são cinco importantes obras da MRS Logística e que fazem parte da renovação do contrato da empresa com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para exploração da malha ferroviária entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Viaduto da via estrutural - A maior das obras é o viaduto da via estrutural, avenida que liga a estrada Pinda/Moreira César, na região próxima à siderúrgica Simec (GV do Brasil), à avenida Buriti, ao lado da Novelis, no Feital – encurtando a distância entre os bairros e criando uma nova rota de desenvolvimento econômico e industrial – entre as regiões que concentram grande parte das empresas da cidade.
A avenida é a maior obra viária executada com recursos próprios da Prefeitura e tem, nesta primeira fase, uma extensão de 2,5km, duas rotatórias, duas pistas com canteiro central, iluminação com LED, calçada e ciclovia. Para conectar a avenida aos dois lados da ferrovia, a MRS está concluindo um viaduto sobre os trilhos. A estrutura contará com duas pistas para veículos em cada sentido, além de ciclovia, calçadas, iluminação central de LED, parapeito, sinalização e rampas de acesso.
“O viaduto é um elemento essencial porque faz a conexão dos dois lados da obra da via estrutural. A expectativa da empresa é entregar as obras do viaduto, das que cabem à MRS até o fim de julho. Em paralelo, a Prefeitura segue dando continuidade às obras da via estrutural, que são feitas 100% com recursos do próprio município”, disse o secretário de Obras e Planejamento de Pindamonhangaba, Eng. Mateus Moraes.

Pátio de manobras e passarela no Araretama - Outras obras de grande porte da MRS em Pindamonhangaba são o pátio de manobras e a passarela, ambas no Araretama. Com a transferência do pátio de manobras, as cancelas das ruas Campos Sales, Frederico Machado e Vol. Vitoriano Borges serão acionadas apenas para a passagem rápida de trens e não mais por longo período para manobras das composições.
No bairro do Araretama está sendo construído um novo ramal de linha férrea, paralelo ao atual, e terá cerca de 1.800 metros para possibilitar a parada do trem no local sem atrapalhar a mobilidade urbana. A previsão é concluir o pátio de manobras até julho.
Ainda no Araretama , foi concluída na última semana a passarela de acesso ao bairro. Ela é equipada com rampas, escadas, proteção lateral e iluminação para garantir a segurança dos moradores na travessia durante a passagem dos trens. A estrutura será localizada onde existe uma passagem de nível, próxima à rotatória de acesso a Tremembé.
O prefeito Ricardo Piorino tem conferido as obras e destacou a importância para o crescimento da cidade. “A transferência do Pátio de Manobras vai reduzir em muito o tempo de espera para travessia do trânsito em três pontos da região central. Já a passarela, se torna um caminho seguro e adequado para a travessia de milhares de pedestres no Araretama. São obras importantes para darmos tranquilidade e segurança para a população”, afirmou Piorino.
Cancelas automatizadas na região central - Os cruzamentos da linha férrea da MRS nas ruas Dr. Campos Sales, Frederico Machado e Vol. Vitoriano Borges deixam de ter cancelas mecânicas e controladas por guardas e passam a contar com equipamentos automatizados. Nas últimas semanas, a MRS intensificou a construção das bases que vão receber as cancelas eletrônicas. As cancelas nestes três pontos também vão entrar em funcionamento no mês de julho e vão continuar emitindo sinais sonoros, além de sistema de sinalização por placas – aumentando a segurança da população.
Muro de proteção - Outra obra de grande porte em construção em Pindamonhangaba é o muro de proteção nas laterais dos trilhos nos locais onde hoje ainda não há proteção ou delimitação. No total são cerca de 7km de muros em vários pontos da ferrovia, exceto nos locais onde já existem passagens oficiais. Próximos a essas passagens, haverá vedação mista, com muro na parte inferior e tela alambrado na parte superior – para dar mais visibilidade aos usuários.
Durante a apresentação do projeto do muro, no começo deste mês, a Prefeitura solicitou à empresa para que seja deixada aberta a passagem do Laerte Assumpção, que passa ao lado da empresa Romagnole, e sai na rua Caio Augusto Machado, que é um ponto não oficial porém utilizado há muitos anos por centenas de pessoas.
Além disso, a Prefeitura já enviou ofício à ANTT solicitando a alteração no projeto a ser executado pela MRS, para que a passagem seja oficializada e preservada.
“A pedido do prefeito Ricardo Piorino, requeremos via deputado federal Marcio Alvino audiência de urgência com membros da ANTT. Também protocolamos ofício na ANTT, solicitando revisão do projeto, para que a área utilizada pela população seja oficializada e mantida aberta. Se trata de uma questão de social e de mobilidade e que tem amplo interesse público”, concluiu o secretário de Obras e Planejamento, Eng. Mateus Moraes.WhatsApp Image 2025-06-12 at 18.15.24 (1)WhatsApp Image 2025-06-12 at 18.15.24 (1)WhatsApp Image 2025-06-12 at 18.15.24 (1)