Escola Joaquim Pereira realiza projeto antirracismo com foco em cabelo
A Escola Municipal Professor Joaquim Pereira, no Mantiqueira, desenvolveu no mês de novembro o projeto ‘Diversidade na Cabeça: Meu Cabelo, Minha Identidade’, que reuniu pais, alunos e voluntários do ramo da beleza capilar. O objetivo foi promover a conscientização, combater estereótipos e preconceitos e valorizar cabelos de diferentes texturas.
Ações de combate ao racismo estão acontecendo em todas as escolas municipais, principalmente no mês de novembro, e fazem parte do programa antirracismo da Secretaria Municipal de Educação.
No dia da atividade específica da ‘Joaquim Pereira’, 4 de novembro, a escola foi transformada em um ‘salão de beleza’, onde os especialistas fizeram penteados e pinturas faciais inspiradas na cultura africana nos alunos. O cabelereiro Matheus Lima fez recomendações práticas para os pais sobre cuidados com os cabelos de diferentes texturas, dicas de produtos e como utilizá-los, além de higiene e manutenção de cabelos ‘afro’.
Os participantes conheceram produtos e ferramentas específicas para cada tipo de cabelo. Além disso, houve a explicação sobre a origem das tranças afro e uma discussão aberta sobre estereótipos e preconceitos relacionados aos cabelos.
O ponto alto do evento foi o desfile de penteados, onde os voluntários mostraram suas criações.
A sala foi decorada com atividades das crianças e faixa sobre o combate ao racismo. De acordo com a direção da escola, cada participante desfilou com orgulho, exibindo seus cabelos ornamentados com acessórios e estilos únicos. Ao fim, ainda participaram de um sorteio de adereços e produtos e levaram para casa um folheto explicativo sobre como identificar casos de racismo e uma amostra grátis, doada por lojas de cosméticos da cidade.
A escola ainda promoveu um trabalho com as turmas do 2º ano, com leituras de livros relacionados ao tema.