Pindamonhangaba realiza censo de saneamento rural
A Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, vai promover o censo de saneamento rural no município a partir do dia 4 de novembro.
O objetivo será de coleta de dados e de informações que irão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural.
“De posse dessas informações e com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural, o município terá um real diagnóstico sobre a demanda do saneamento rural, podendo vislumbrar estudos com a necessidade de extensão, implantação da rede pública de saneamento básico ou até alternativas para soluções de melhorias”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
A Secretaria de Meio Ambiente, pelo recurso de financiamento da FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos - investiu mais de R$ 200 mil na contratação de uma empresa de engenharia e gestão de cidades para captura, consolidação e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural.
O processo conta com 10 etapas, que vai desde a criação do grupo de trabalho até a elaboração dos projetos básicos e executivos das soluções de saneamento rural individual ou coletivas.
O grupo de trabalho terá vários representantes, como técnicos do Departamento de Licenciamento e Fiscalização, além de membros da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, Sindicato Rural de Pindamonhangaba, Associação dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pindamonhangaba e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
Além de proporcionar um ganho ambiental ao município, o Plano Municipal de Saneamento Rural vai oferecer ferramentas para buscar investimentos junto à comunidade rural, trazendo maior qualidade de vida e atendendo o marco do saneamento básico.