Festival Mov.Ocupa e Mov.Cine Reciclagem 360º realizam suas últimas ações em Pindamonhangaba
As últimas ações do 1º Festival Mov.Ocupa: Arte pelo Clima (edição 2024) acontecerão em conjunto com as últimas ações do Projeto Mov.Cine: Reciclagem 360º (edital Lei Paulo Gustavo - Pinda 2023) ainda neste mês de dezembro. Oficinas sobre o uso do audiovisual em campanhas de conscientização e engajamento popular e uma exibição de cinema ao ar livre prometem reforçar o compromisso destas iniciativas pioneiras em contribuir com a reversão da atual crise climática através de ações culturais e educativas e do trabalho colaborativo e em rede.
Nos dias 12 e 13 de dezembro, serão realizadas “Oficinas de Mediação Cultural e Produção de Cineclubes” com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs), da equipe de Estratégia de Saúde da Família de Pindamonhangaba. As atividades acontecerão nos períodos da manhã e da tarde, para contemplar os mais de 130 profissionais atuantes nas unidades e postos de saúde das 4 macrorregiões da cidade - Centro-Rural, Moreira César, Araretama e Zona Leste.
Nelas, serão realizadas as primeiras apresentações do curta-documentário “Mov.Cine: Reciclagem 360º” finalizado; cujo roteiro foi estruturado em colaboração com as ACSs, com a finalidade de contribuir com as campanhas de prevenção da Dengue e com a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Estruturado em dois formatos diferentes, poderá ser assistido tanto na versão integral, com 15 minutos, quanto em 5 vídeos curtos viabilizando a sua disseminação.
O documentário revela os processos de reciclagem e seus impactos sociais, ambientais e econômicos. Além de apresentar uma análise crítica e transversal dos ciclos de produção, consumo e gestão dos resíduos, a produção oferece uma plataforma para vozes marginalizadas. Enfatiza a importância da gestão adequada de resíduos, apresentando cuidados e soluções possíveis e abordando problemáticas globais a partir do diálogo com referências locais que caracterizam o território onde este município está situado, refletindo a máxima: "pensar global, agir local".
Seu lançamento aberto ao público está previsto para o dia 13/12, às 19 horas, na Praça do Feital em Pindamonhangaba. A exibição acontecerá no formato de Cinema ao ar livre, realizado em parceria com o CineLuar Rural e será gratuita. Haverá a distribuição de pipocas para as primeiras pessoas que chegarem ao local e a EPIs para os catadores de materiais recicláveis convidados para o evento, também conhecidos como Heróis de Carroça.
Além do curta-documentário “Mov.Cine: Reciclagem 360º” e de uma roda de conversa, também será realizada a exibição do documentário premiado Aretha no Everest, com direção de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva. O filme apresenta a história verídica de Aretha Duarte, a primeira mulher negra latino-americana a escalar o Monte Everest. Narra como a protagonista conseguiu mobilizar sua comunidade a separar e destinar corretamente mais de 130 toneladas de materiais recicláveis para financiar essa jornada ao topo do mundo e colaborar com a saúde do planeta. Uma história inspiradora e divertida, que tem acendido a esperança e a força de vontade nos que estão tendo a oportunidade de assisti-la.
O Mov.Cine: Reciclagem 360º é um projeto audiovisual apoiado pela Lei Paulo Gustavo - Edital 1/2023, viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Pindamonhangaba. Idealizado por Larissa Néri, educadora socioambiental, e realizado em parceria com o Instituto Sabiá e a Rede Mov.Cicla, o documentário, com roteiro de Carolina Pires e direção de Murilo Marroco, busca informar e engajar a população em práticas de consumo consciente e gestão de resíduos e pretende colaborar com as Campanhas de Combate a dengue e a implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município. O material será disponibilizado gratuitamente a partir de 2025.
O Festival Mov.Ocupa (Lei Rouanet), é uma ação multicultural e arte/eco/educativa dedicada ao resgate e valorização das manifestações culturais locais, à disseminação de saberes relacionados às culturas regenerativas e ao estímulo à práticas que promovam qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável no município. Um projeto que compõe o Programa Mov.Cicla, realizado pelo Instituto Sabiá e Ministério da Cultura, patrocinado pela Novelis e apoiado pelas Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Turismo e Cultura e pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba.
Saiba mais sobre todos os projetos em: https://movcicla.eco.br/mov-ocupa | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia