Pinda dá continuidade ao diagnóstico do Plano de Saneamento Rural

Pinda dá continuidade ao diagnóstico do Plano de Saneamento Rural

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente / Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, está realizando o censo para o saneamento rural no município. Os trabalhos iniciaram em novembro e se estenderão até o fim de dezembro de 2024, ficando concentrados na zona rural do município.
Contudo, até as 15 horas do dia 2 de dezembro, os agentes responsáveis pelos trabalhos visitaram 53 imóveis, mas só tiveram a permissão para entrar em 28. A Secretaria de Meio Ambiente informou que os funcionários estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação.
A pasta reforçou a importância na coleta de dados que irão compor o diagnóstico e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural.

A programação das visitas em campo será divulgada semanalmente, além de faixas fixadas em locais estratégicos na comunidade rural, ainda conta com “carro de som” que faz comunicação prévia nos bairros que irão receber os pesquisadores.
“O objetivo dos trabalhos é o diagnóstico do saneamento rural, que irá subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural visando ter informações fidedignas e propor extensão ou implantação da rede pública de saneamento básico, ou ainda, a implantação de sistema alternativo de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, explicou o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Rafael Lamana.
O Plano de Saneamento Rural conta com o recurso de financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para a elaboração.
Além de proporcionar um ganho ambiental à municipalidade, o Plano vai dispor de ferramentas para buscar investimentos junto à comunidade da zona rural, trazendo maior qualidade de vida e atendendo o marco do saneamento básico.