Em reconstrução, das ocas do Trabiju devem receber cobertura nos próximos dias

Em reconstrução, das ocas do Trabiju devem receber cobertura nos próximos dias

A primeira fase das obras de reconstrução das ocas do Parque Municipal do Trabiju já passou de 51% esta semana, com os serviços na oca principal (central) e nas ocas laterais, além de uma oca contendo sanitários acessíveis. A oca correspondente à copa não faz parte do contrato atual e será finalizada somente externamente.
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Planejamento, atualmente os trabalhos desenvolvidos nas ocas são de montagem da estrutura de cobertura e de alvenaria nos sanitários. O próximo serviço a ser executado pela empresa Multivale Construtora LTDA, vencedora da licitação, será o de cobertura das ocas.
Ainda segundo a pasta, a principal diferença em relação à construção anterior, que foi sofreu incêndio em 2018, é a adoção de cobertura com o uso de telhas tipo ‘shingle’, que têm vida útil prolongada, formando um telhado estanque e resistente ao calor. Apesar da mudança, o projeto em execução mantém grande parte das caraterísticas das antigas ocas – valorizando a história do Trabiju.
Para a Secretaria de Meio Ambiente, a reconstrução das ocas é um marco para Pindamonhangaba. “Com as ocas poderemos oferecer mais atividades no Parque Trabiju, expandir ações e programas ambientais e de sustentabilidade, bem como parcerias com as escolas, tanto da rede municipal, estadual e particular para uso em educação ambiental, além de projetos com universidades e instituições parcerias para pesquisas científicas, que já o Parque representa um grande símbolo para conhecimento sobre a fauna e a flora”, explicou o secretário de Meio Ambiente Alexsander Rosa Carvalho.
A previsão é concluir os trabalhos da primeira fase até fevereiro de 2025. Atualmente, o Parque fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, e sábados, domingos e feriados das 8 às 13 horas.