Carros estacionados em ruas estreitas dificultam trabalho de coleta de lixo

O Departamento de Limpeza Pública e Resíduos da Prefeitura de Pindamonhangaba está orientando os moradores da cidade, que possuem imóveis em ruas estreitas, para evitar deixar carros estacionados na rua nos dias e horários próximos à coleta de lixo. Isso porque em alguns bairros e loteamentos, como algumas áreas do Araretama, Maricá, Campinas, Feital e Vista Alegre, quando um carro fica estacionado na rua é impossível o caminhão do coleta de lixo passar.
“Em alguns locais quem têm ruas estreitas, quando há veículo estacionado, dificulta muito o serviço de manobra por parte dos motoristas da empresa de coleta, com isso o acesso à rua causa lentidão e atraso no sistema de coleta de lixo. Há casos em que as ruas são muito estreitas que impossibilitam o acesso e retorno quando há veículos parados”, explicou o diretor de Limpeza Pública e Resíduos, Nilton Carlos Eugênio.
Ele ressaltou a necessidade da população compreender o pedido. “Todos têm o direito de estacionar onde quiser, especialmente em frente às suas casas, mas pedimos para que evitem apenas nos dias e horários próximos à coleta porque têm dificultado a retirada do lixo. Algumas vezes o caminhão não consegue entrar ou sair da rua. Quando não consegue entrar, ele fica estacionado na rua de acesso e os coletores têm que ir até o fim da rua e, de casa em casa, retirar os sacos de lixo e levar até o caminhão. Uma rua com 100 metros de extensão, por exemplo, chega a ter 20 imóveis e os trabalhadores têm que pegar o lixo dessas 20 casas e levar até o caminhão parado em uma das pontas da rua, sendo que o serviço fica ainda mais difícil e demorado no caso de uma rua sem saída. E ainda há o agravante de termos muitas ruas nestas condições em diversos bairros”, completou o diretor.
A partir da próxima semana, a Prefeitura vai colocar avisos simples na caixinha de correio dos imóveis que estão nas ruas mais estreitas e reforçar o pedido à população.