Ouvidoria tem aumento de 15% e fecha 2024 com quase 12 mil atendimentos

Ouvidoria tem aumento de 15% e fecha 2024 com quase 12 mil atendimentos

A Ouvidoria da Prefeitura de Pindamonhangaba fechou 2024 com um aumento de 15% no atendimento à população do município. Somente no ano passado foram realizados 11.926 atendimentos, contra 10.346 realizados no ano anterior.
Segundo a Prefeitura, a facilidade do acesso e o grau de resolutividade são as principais causas do aumento. A maior parte dos atendimentos são realizados de forma presencial e a saúde é o principal tema acionado pelo municípe.
Dos quase 12 mil atendimentos, 6.871 trouxeram temas relacionados à saúde, 1.075 foram denúncias de limpeza de terreno particular, 723 acionaram por questões de fiscalização, 688 foram demandas relacionadas ao transporte coletivo ou trânsito e 495 relacionadas aos serviços públicos em geral.
Os moradores dos bairros Alto do Cardoso, Araretama, Centro, Mombaça e Crispim foram os que mais utilizaram os serviços da Ouvidoria. Informações e solicitações foram os motivos que mais levaram os munícipes a utilizarem o canal da Ouvidoria Municipal.
Em que pese o advento das ferramentas digitais, o atendimento presencial foi o canal escolhido por 58% dos usuários da ouvidoria, seguido pelo atendimento digital com 30%, enquanto 12% utilizaram do telefone ou email.

 

Assuntos
Saúde - consultas, exames, etc 6.871
Limpeza de Terreno Particular 1.075
Fiscalização 0723
Transporte coletivo ou trânsito 0688
Serviços públicos em geral 0495
Outros 2.074

 

10 bairros Mais participativos
Alto Cardoso 710
Araretama 635
Centro 542
Mombaça 452
Crispim 403
Cidade Nova 346
Mantiqueira 340
Ipê I 337
Feital 332
São Domingos 305

 

Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria de Pindamonhangaba foi aprimorada com inovação tecnológica em 2019, quando foi implantado o aplicativo E Ouve, visando facilitar o acesso da população aos serviços. Durante os últimos 6 anos, mais de 62 mil atendimentos foram realizados.
O órgão atende com duas unidades, uma no Paço Municipal e outra no Centro de Especialidades Médicas (Postão) para priorizar o atendimento aos usuários da saúde. A Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a Prefeitura, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações com os munícipes.
Ao acionar a Ouvidoria, as pessoas, participam da Gestão Pública e exercem controle social sobre as políticas públicas do município e os serviços públicos prestados. Nesse sentido, a Ouvidoria funciona como um agente promotor de integridade, transparência e eficiência, das ações norteadoras para o desenvolvimento de nossa cidade.
“Além de tudo isso, a nossa Ouvidoria é uma importante ferramenta para gerenciar processos, sempre balizado em planejar, desenvolver e executar as suas atividades e, avaliar, analisar e melhorar seus resultados, proporcionando melhor desempenho de gestão pública, rompendo paradigmas, transformando hierarquias burocráticas em redes de unidades de alto desempenho”, explicou o o Ouvidor Evandro Gomes.