Palestra promove diálogo sobre Antirracismo na Escola Municipal Abdias Júnior Santiago e Silva

Palestra promove diálogo sobre Antirracismo na Escola Municipal Abdias Júnior Santiago e Silva

A Escola Municipal Abdias Júnior Santiago e Silva foi palco de um importante evento na terça-feira (5), que reuniu alunos, professores, funcionários e a comunidade em torno do tema da cultura antirracista na escola.
A palestra faz parte das ações do Projeto de Responsabilidade Social e Cidadania, com o tema “Cultura Afro-brasileira: (re) descobrindo nossa identidade”, que vem sendo desenvolvido ao longo do segundo semestre por todas as turmas da escola e que busca promover a igualdade e o respeito à diversidade dentro da escola.
Com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar, a palestra contou com a participação de todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. A iniciativa visa sensibilizar as crianças desde cedo para a importância de combater o preconceito e valorizar as diferenças.
O evento contou com uma convidada muito especial, Maria Aparecida da Silva, carinhosamente conhecida como "Professora Pretta", que foi professora na faculdade dos professores André e Alfredo, que atualmente ministram aulas de educação física na unidade escolar. Com sua experiência e conhecimento, ela conduziu um diálogo aberto e acolhedor, utilizando uma linguagem acessível às crianças e estimulando a reflexão sobre temas como a cor da pele, a cultura e a identidade. A professora Pretta já foi dirigente na Secretaria de Esportes de Pinda, professora e chefe de departamento do curso de Educação Física da Universidade de Taubaté – Unitau.
A palestra foi um momento especial para a escola, que busca construir um ambiente mais justo e inclusivo para todos os seus alunos. Ao convidar a comunidade para participar desse projeto, a escola demonstra seu compromisso em promover uma educação de qualidade e cidadã.
A diretora Camila Vasconcelos de Araújo e todo o corpo docente destacam que o papel dos pais, responsáveis e demais membros da comunidade é de suma importância na construção de uma escola mais justa e inclusiva.