Grêmio União realiza cerimônia de conclusão de projetos em Pindamonhangaba

Grêmio União realiza cerimônia de conclusão de projetos em Pindamonhangaba

Na quarta-feira (4), o Grêmio União promoveu mais uma Cerimônia de Conclusão de atividades anuais. O evento foi realizado na Quadra Coberta e contou com a presença de alunos, autoridades, representantes de empresas parceiras e familiares, celebrando a conclusão de dois projetos importantes, o Direito de Ser e o Crianças Primeiros Passos, voltados ao desenvolvimento educacional, social e esportivo de crianças e adolescentes de Pindamonhangaba.
Ambos têm como objetivo o progresso de alunos entre 6 e 14 anos, de escolas públicas estaduais e municipais de Pindamonhangaba, utilizando o esporte lúdico como ferramenta pedagógica.
O Projeto Direito de Ser, realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, e da LPIE (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte), teve o apoio das secretarias de Educação e de Esporte de Pindamonhangaba, o patrocínio das empresas Gerdau e EDP. Já o Projeto Crianças Primeiros Passos foi uma proposta do Governo Federal, via LIE (Lei de Incentivo ao Esporte), também com parceira das secretarias de Educação e de Esportes, com o patrocínio da Novelis.
Juntos, os dois projetos atenderam a 400 alunos de seis escolas municipais da cidade, sendo elas: Escola Municipal Professor Moacyr de Almeida, Escola Municipal Abdias Júnior Santiago e Silva, Escola Municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimaraes, Escola Municipal Professor Mário de Assis César, Escola Municipal Professora Yvone Aparecida Arantes, e Escola Municipal Professor Felix Adib Miguel.
Esses projetos não só reforçam a importância do esporte como ferramenta educacional e social, mas também contribuem para o desempenho acadêmico e a formação integral dos alunos, promovendo um ambiente saudável e de aprendizagem.
Lucas Pena, coordenador geral do Grêmio União, destacou a relevância do momento. “A formatura foi um momento único, para valorizar as conquistas, aprendizagens e o crescimento dos alunos, e reafirmar que juntos construímos um caminho de esperança e futuro”.
A secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, disse que “o projeto atende estudantes no contraturno escolar com o objetivo de potencializar suas habilidades acadêmicas. Observamos o resultado satisfatório dessa parceria de anos. O envolvimento da sociedade civil, junto com o setor público, permite o avanço na educação. Parabéns aos educadores e estudantes que concluíram com êxito mais um ano escolar”.
Assim como ela, o secretário de Esportes, Everton Chinaqui, também agradeceu pela parceria. “São ações que contribuem muito com o desenvolvimento esportivo e social dos alunos. Ficamos muito felizes por essa parceria e desejamos que ela seja cada vez mais fortalecida”.
A importância das parcerias também foi evidenciada pelas empresas que apoiam os projetos. Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP, ressaltou que “a EDP tem como compromisso atuar de forma ativa nos territórios em que está presente, promovendo oportunidades por meio de ações sociais, culturais e esportivas, além de ações voltadas para a saúde e bem-estar, contribuindo assim, para uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva. O projeto Direito de Ser foi fruto de uma parceria de sucesso com este objetivo”.
Gleise Anne, representante da Gerdau, falou sobre o impacto do projeto. “Na Gerdau empoderamos pessoas que constroem o futuro por meio do empreendedorismo, oferecendo apoio técnico, financeiro e de voluntariado para que estas pessoas sejam capazes de transformar a si mesmas e ao seu entorno. Por isso, a parceria com o Grêmio União é importante como ferramenta para desenvolvimento de crianças e jovens em sua evolução e conscientes do impacto das nossas ações na comunidade onde atuamos e na construção de um futuro melhor”.
A cerimônia de conclusão não apenas celebrou o sucesso dos alunos, mas também reafirmou o compromisso do Grêmio União e seus parceiros em investir no futuro de Pindamonhangaba, por meio de iniciativas que promovem a inclusão social e o desenvolvimento integral dos jovens na cidade.