Estado divulga Resolução sobre SARESP e Educação de Pinda já se prepara

Estado divulga Resolução sobre SARESP e Educação de Pinda já se prepara

A Secretaria de Estado da Educação divulgou nesta quarta-feira (30) a Resolução nº 109 de 29 de julho de 2025 que dispõe sobre a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e a Secretaria Municipal de Educação já está atenta e se preparando para esta importante avaliação.
Tão logo tomou conhecimento do material, a Secretaria de Educação do município encaminhou com seus gestores o arquivo eletrônico para que seja feita a leitura do documento. A Secretaria de Educação deve realizar nesta sexta-feira (dia 1º), um encontro com a Diretoria Regional de Ensino para receber as primeiras orientações sobre a avaliação e posteriormente todas as informações serão transmitidas para as unidades escolares.
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP é um conjunto de instrumentos de avaliação disponibilizado às unidades escolares de diferentes redes de ensino paulistas e oferece indicadores de extrema relevância para subsidiar as tomadas de decisões em políticas públicas educacionais.
O SARESP oferece indicadores ao sistema de ensino de São Paulo com vistas a (re)orientar práticas e propostas pedagógicas; contribuir para o fortalecimento da formação continuada docente; subsidiar o planejamento/replanejamento escolar; apoiar ações de recuperação e aprofundamento conforme as necessidades de aprendizagem identificadas a partir dos resultados obtidos pelas avaliações.
Os resultados da avaliação do SARESP constituem, para cada unidade escolar,
importante indicador da qualidade do ensino oferecido, tendo em vista, ainda, a necessidade de informar a sociedade e a comunidade educacional sobre o desempenho do sistema de ensino.
“Queremos tranquilizar nossos professores, diretores e gestores pois algumas desinformações estão sendo disseminadas, porém estamos acompanhando todo o processo e tudo vem sendo conduzido de forma séria e profissional, focando sempre na qualidade do nosso ensino”, afirmou a secretária da pasta, professora Luciana Ferreira.
Segundo ela, a Educação de Pindamonhangaba deverá em breve receber uma notícia muito positiva, através de dados que estão sendo finalizados e que demonstram o cumprimento de novas metas para as turmas de segundo ano do ensino fundamental, através de um trabalho sério com as professoras formadoras que acontece periodicamente e, que sempre que solicitadas, vão in loco nas escolas apoiarem os professores diretamente em sala de aula ou nos HTPCs.