20/07 - Secretaria de Educação promove formação aos assistentes de serviços gerais

Nessa terça-feira (19), a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba promoveu o retorno das ações de formação em serviço destinadas aos profissionais de apoio das unidades escolares, em especial, os Assistentes de Serviços Gerais (ASG) que atuam no preparo da merenda e na limpeza.
A formação foi realizada na FASC – Faculdade Santa Cecília – e também foi estendida às colaboradoras da empresa Milclean, presentes em algumas escolas. Ao todo, somaram mais de 300 participantes que, ao longo do dia, participaram da formação denominada como “Encontro da Alegria”.
O encontro também proporcionou momentos de descontração promovidos pelo convidado especial Fernando Lauria, neurocientista e parceiro nas ações de formação da Secretaria de Educação, mas também um grande “cantador” que embalou o dia com músicas de qualidade, regadas pela alegria.
O encontro foi finalizado com as práticas e vivências promovidas pela equipe de psicólogas e assistentes sociais que dão suporte à Rede Municipal de Ensino: “as profissionais trazendo um relaxar que há tempo eu não fazia pela correria do dia a dia, posso dizer que me renovei por inteiro, não só o corpo, mas mente, alma e coração. Obrigada por este dia fantástico que vocês proporcionaram para nós, um grande abraço a todos os envolvidos de frente ou nos bastidores da organização deste maravilhoso encontro que foi muito mais que Alegria”, disse a servidora lotada na Escola Municipal “Profª Isabel do Carmo Nogueira”, Heliete Varela.
Vanessa Beltran, da escola “Profª Julieta Reale Vieira”, completa: “Em 22 anos de Prefeitura, posso dizer que esse foi de longe um dos melhores encontros que tivemos. Foi realmente voltado para nosso bem-estar, nos trouxe momentos de alegria e muitos reencontros positivos. Rever colegas e rever como estamos lá no íntimo e assim achar um equilíbrio para seguir, fazendo nosso melhor sempre. Diria então que tivemos uma manhã ‘Memorável‘ que estará marcada em todas nós!”
Para a diretora de gestão escolar, Célia Ascenço, esse era o objetivo da formação: “oportunizar momentos prazerosos, de alegria e de descontração, de encontros e reencontros, de sorrisos e de olhares trocados, porque o melhor momento para se viver é o de agora”. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, complementa dizendo que “há muito a agradecer a esses profissionais que estão e estiveram na linha de frente dos trabalhos das escolas, como nos períodos mais desafiadores da pandemia e cabe a cada um de nós a escolha de como vamos viver o dia. No processo de relações humanas somos tocados e tocamos vidas e necessitamos exercitar o cuidado conosco e o cuidado com o outro simultaneamente. A humanização das relações é uma das premissas da gestão”.