Pinda ganha Sala do Empreendedor para estimular empresas e gerar empregos

Pinda ganha Sala do Empreendedor para estimular empresas e gerar empregos

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inaugurou a Sala do Empreendedor na quinta-feira (27). O espaço fica no pavimento superior da Prefeitura de Pindamonhangaba é será voltado ao atendimento de empreendedores, microempresas, empresas de pequeno porte e, preferencialmente, aos microempreendedores individuais, com a parceria do Sebrae e apoio de instituições com ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) e Sincomércio.
Durante a inauguração, o do Sebrae, destacou trabalhos da instituição em Pindamonhanga e como serão os atendimentos do Sebrae Aqui, um programa que oferece atendimento presencial a empreendedores, com orientação individual e coletiva para o fomento dos pequenos negócios locais.
De acordo com ele, a iniciativa visa promover um ambiente mais favorável para o surgimento de novas empresas e o crescimento das já instaladas no município, estimular o empreendedorismo, gerar riqueza para a cidade, novos empregos e qualidade de vida para os munícipes.
Ele ressaltou que desde 2012 o Sebrae está presente em Pindamonhangaba com uma unidade de atendimento avançado e ja realizou 20.396 atendimento.
O presidente da ACIP, Mauro de Almeida, destacou a parceira entre a Associação com a Prefeitura e Sebrae. Mauro de Almeida citou formas de atuação da ACIP para dar suporte às empresas existentes, fortalecer o setor comercial e industrial, gerar empregos e ainda buscar novos empreendimentos.
O evento contou a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, do vice-prefeito Ricardo Piorino, e de diversos secretários, dentre eles a de Obras e Planejamento, Marcela Franco. Ela ressaltou o trabalho conjunto entre as secretarias para a construção da Sala do Empreendedor.
O evento também recebeu o vereador José Carlos Gomes - Cal, vários empresários e representantes de instituições, dentre eles o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto.
O prefeito Dr. Isael explicou que “a Sala do Empreendedor oferecerá serviços de orientação sobre procedimentos necessários para a regularização de abertura, registro e funcionamento das empresas, análise de viabilidade locacional na implantação de empreendimentos junto ao sistema da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo); análise de pedidos de reconsideração solicitados via JUCESP, orientação e encaminhamento aos parceiros em microcréditos e entidades parceiras da Sala do Empreendedor”.
De acordo com Dr. Isael, os microempreendedores individuais encontrarão um ambiente acolhedor e preparado para atender às suas necessidades específicas, com os serviços do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (Sebrae Aqui), com uma gama de serviços que vão desde a abertura, inscrição, baixa e alteração de dados do Microempreendedor Individual no Portal Gov.Br – Governo Federal; orientação de quem pode ser MEI, como se registrar e se legalizar, as obrigações, custos e periodicidade, documentação exigida e encaminhamento aos órgãos e entidades para o devido funcionamento, orientação quanto à necessidade de pesquisa prévia ao ato de formalização, para fins de verificar sua condição perante a legislação municipal no que se refere à descrição oficial do endereço de sua atividade e da possibilidade do exercício dessa atividade no local desejado, orientação para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, emissão das guias de pagamento DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), emissão de Declaração Anual, dentre outros.

WhatsApp Image 2024-06-27 at 17.43.14
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antonio Ferreira Filho ‘Ju’, disse que a Sala do Empreendedor também contará com serviços do Banco do Povo (programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado), com taxas reduzidas de juros, disponibilizando valores para a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Jayme Neto, frisou que os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor terão formalização, cursos, consultorias, capacitações e acesso a informações estratégicas, com objetivo de facilitar e contribuir para o alcance do sucesso nos negócios e alavancar o crescimento econômico do município.
Para a consecução dos objetivos da Sala do Empreendedor, a Prefeitura poderá firmar parceria com instituições públicas ou privadas, no intuito de implementar ações de apoio e incentivo às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.
“Acreditamos que cada pequeno negócio tem o potencial de fazer uma grande diferença em nossa comunidade. E é com esse espírito que estamos inaugurando este espaço, para que possamos crescer juntos e fortalecer a economia local, gerando emprego, renda e oportunidades para todos”, declarou o secretário José Antonio Ferreira Filho ‘Ju’.