Prefeitura lança projeto pedagógico para preservação da memória histórica da cidade

Prefeitura lança projeto pedagógico para preservação da memória histórica da cidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação, está lançando o projeto pedagógico "Pindamonhangaba - Preservando Memórias". A iniciativa tem como objetivo conscientizar os alunos dos 5º anos da rede pública municipal sobre a importância da preservação da história, das memórias e dos patrimônios públicos da cidade.
O projeto consiste em visitas guiadas ao Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, incluindo a sala que abriga os maquinários antigos do Jornal Tribuna do Norte, além do Palacete 10 de Julho. As atividades culminam em ações pedagógicas no Centro de Memória Barão Homem de Mello, proporcionando uma imersão na história e cultura de Pindamonhangaba.
A gestora cultural do Centro de Memória Barão Homem de Mello, que foi a idealizadora do projeto, Thais Victória Lorena Moreira, destacou a relevância da iniciativa. “Nosso objetivo é despertar nos alunos um olhar mais atento para a história da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e incentivando a preservação do nosso patrimônio”, disse a gestora.
O projeto também conta com o apoio do diretor de Turismo, Fábio Vieira, do gestor cultural do Museu Histórico e Pedagógico, Mauro Celso Barbosa, e da funcionária do CMBHM, Sandra Maria César. Segundo Fabio Vieira, “além de valorizar nossa história, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento do turismo cultural, mostrando às novas gerações o potencial patrimonial de Pindamonhangaba”, afirmou.
Para garantir a efetividade do projeto, serão realizados dois encontros preparatórios com os professores das escolas participantes. Nesses encontros, os docentes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre temas como história e memória de Pindamonhangaba, conceitos de patrimônio material e imaterial, e a importância desses elementos para o turismo local. Representantes da Tribuna do Norte, da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) e da Corporação Musical Euterpe também contribuirão para os debates.
As atividades do projeto estão previstas para iniciarem em março, com visitas semanais previamente agendadas para as escolas da região central. Posteriormente, a ação será ampliada para outras regiões da cidade, garantindo que um número ainda maior de alunos tenha a oportunidade de participar e aprender sobre a riqueza histórica de Pindamonhangaba.