Pindamonhangaba marca presença no Revelando SP com expressões culturais tradicionais

Pindamonhangaba será representada no Revelando SP, um dos maiores festivais de cultura tradicional paulista, que começou, nesta quinta-feira (24), e vai até domingo (27), no Parque da Cidade, em São José dos Campos. O evento é gratuito e aberto ao público, com programação das 10h às 22h nos demais dias.
Com mais de 160 participações de 77 municípios, o Revelando SP reúne artesãos, cozinheiros e artistas populares em uma grande celebração da diversidade cultural paulista. A cidade de Pindamonhangaba participa com duas expressivas manifestações afro-brasileiras, a Congada de São Benedito, conduzido por Maicon Carvalho, e Moçambique de São Benedito, conduzido pelo Mestre Bruno Oliveira. Ambas as apresentações acontecerão também no domingo (27), encerrando a participação da cidade no festival.
Além dos grupos de tradição, Pindamonhangaba será representada pelo artesão Felipe Callipo e Sérgio Callipo, reconhecidos pelo trabalho manual que valoriza a identidade e os saberes populares da região, e pela Ana Maria Barros, com seu trabalho de bonecas de pano e cavalinhos de pau. Realizado com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São José dos Campos, o Revelando SP fortalece o turismo cultural e impulsiona a economia criativa, ao mesmo tempo em que valoriza o patrimônio imaterial do interior paulista.
A presença de Pindamonhangaba no festival retifica o compromisso da cidade com a preservação das manifestações culturais e a promoção da diversidade como motor de desenvolvimento social e econômico. Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, a participação da cidade no Revelando SP reforça o papel transformador da cultura popular. “É uma alegria ver nossos grupos e artistas ocupando um espaço de valorização tão significativo. Representar Pindamonhangaba com tradições tão vivas é também reafirmar nossa identidade e fortalecer o orgulho de pertencimento à nossa história”, destacou.
Montagem do Revelando:
Felipe Callipo e Sérgio Callipo - Arte Sacra:
Ana Maria Barros e seu marido - Barulho Caipira, Bonecas de Pano e Cavalinhos de Pau: