Prefeitura fortalece agronegócio e promove cultura e turismo na ExpoPinda 2025

Prefeitura fortalece agronegócio e promove cultura e turismo na ExpoPinda 2025

A Prefeitura de Pindamonhangaba foi parceira na ExpoPinda 2025, evento que reuniu mais de 10 mil pessoas entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, na fazenda Princesa do Norte, com uma programação voltada ao fortalecimento do setor agropecuário. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, com apoio também do Sebrae e do Senar, e contou com provas esportivas, palestras técnicas, exposição de animais de alta genética e geração de cerca de mil empregos diretos e indiretos.
Além das atrações da Expopinda, a Prefeitura participou com um estande da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima e um estande da Secretaria de Cultura e Turismo. A Prefeitura de Pindamonhangaba contribuiu ainda com estrutura e divulgação, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, Meio Ambiente e Comunicação e Eventos, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do setor.
A participação da Prefeitura, em parceria com as entidades organizadoras, reforça o investimento na valorização dos produtores, no incentivo à economia do campo e na aproximação entre conhecimento técnico, tradição e desenvolvimento sustentável.
“A ExpoPinda mostra a força do nosso agronegócio e o talento dos produtores locais. Apoiar esse evento é investir na economia, na geração de empregos e no desenvolvimento sustentável. A Prefeitura está presente porque acredita no potencial de Pindamonhangaba e de sua gente”, destacou o prefeito de Pindamonhangaba Ricardo Piorino.
Para o presidente do Sindicato Rural, Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, a feira reafirma o papel de Pindamonhangaba como referência regional no agronegócio.


Divulgação do Turismo e da Cultura - A Secretaria de Cultura e Turismo participou com um estande de divulgação dos atrativos turísticos e culturais do município.
“A ExpoPinda é vitrine e encontro, e queremos que a cultura e o turismo estejam cada vez mais acessíveis, vivos e integrados ao desenvolvimento da cidade. Acreditamos que fortalecer esse diálogo entre cultura, turismo e economia local é essencial para construirmos uma Pinda ainda mais plural, acolhedora e consciente de seu valor”, analisou a secretária de Cultura e Turismo Rebeca Guaragna Guedes.


Destaque para os produtores locais - A ExpoPinda também foi espaço de valorização do pequeno produtor rural. Um exemplo foi a participação da marca Defumados Aromas das Carnes, conduzida pelos empreendedores Giovanna Rabelo e Roberto Magnussen, convidados a integrar o estande da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O espaço, bem localizado e exclusivo para a marca, garantiu grande visibilidade ao público logo na entrada do evento.
“Foi uma oportunidade ímpar, superando nossas experiências anteriores. O espaço cedido era charmoso e estratégico, o que nos permitiu alcançar um público muito maior”, afirmou Giovanna. A marca levou para o evento seus defumados artesanais, pães com recheio de produção própria, queijos frescal e provolone e chutney de manga, com degustações disponíveis aos visitantes.
Giovanna também destacou a importância de eventos como a ExpoPinda na divulgação dos pequenos negócios. “É preciso estar presente para ser percebido, não é? ”. Segundo ela, a participação rendeu novos contatos, parcerias e divulgação espontânea em diferentes mídias, além de reforçar o vínculo com consumidores da região.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, Mauro Muassab Junior, a participação no Expopinda é de grande importância. “Esse networking é muito válido para o mercado, uma troca de conhecimentos e experiência entre o produtor e o consumidor juntos. Além de fomentar o mercado incentivando a mulher e o homem do campo junto aos jovens para sucessão familiar rural”, declarou.