Prefeito e Secretário de Estado discutem estratégias para finalizar edital de Concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Após a confirmação da inclusão de Pindamonhangaba no projeto de concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), anunciado recentemente em Lagoinha pelo governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Piorino reuniu-se semana passada com o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, dando sequências às tratativas para lançamento do edital de concessão.
Durante a conversa, o prefeito Ricardo Piorino, acompanhado dos secretários municipais Rebeca Guaragna (Cultura), Thais do Carmo (Gabinete) e Alexandre Pió (Comunicação), recebeu novas informações sobre a fase final dos estudos de viabilidade para lançamento do edital de concessão, que segundo novo cronograma está previsto para setembro e posteriormente a realização do leilão, no primeiro trimestre de 2026.
Rafael Benini confirmou mais uma vez que Pindamonhangaba estará no edital para que o trecho local seja definido como obrigatoriedade da empresa vencedora da concessão e que o investimento contingente ofertado pelo Estado irá garantir o trabalho de revitalização do trecho de serra. “Esse trecho é o mais pesado tecnicamente e financeiramente. Nossa equipe está buscando soluções para diminuir custos, visando atrair empresas qualificadas em nosso leilão”, afirmou o secretário.
A intenção do Governo do Estado é conceder a operação, manutenção, conservação, modernização e expansão de toda extensão férrea de 47 quilômetros e os imóveis administrados pela EFCJ durante 24 anos, objetivando revitalizar a Estradinha e prepará-la para ser mais atrativa e rentável para o turismo. Os estudos para o plano de concessão tiveram início em julho de 2023.
“Nosso compromisso com o turismo e mobilidade rural segue firmado em prol do resgate da memória afetiva da nossa querida Estradinha. Obrigado Secretário Benini e governador Tarcísio pelo apoio às demandas de Pindamonhangaba”, registrou o prefeito Piorino.
A Prefeitura irá apresentar novos subsídios para qualificar a viabilidade de investimentos demonstrando a densidade demográfica e aspectos do transporte e da mobilidade da região e o Secretário de Estado irá agendar nova visita ao município para apresentação final do edital.
Parque Reino das Águas Claras
Além de todo o investimento para reativação do trem turístico, Pindamonhangaba será beneficiada com as ações de revitalização do Parque Reino das Águas Claras, que são edificações tombadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, num espaço de 38 mil m2.
Sobre o Parque Reino das Águas Claras, a intenção é revitalizar os espaços como sanitários, lanchonete, trem-refeitório e equipamentos de lazer como mirante e estátuas de personagens de Monteiro Lobato, além da necessidade de uma completa manutenção elétrica, hidráulica e reformas de alvenaria.