Pinda lança campanha "Imposto Solidário"

Na última sexta-feira (15), Pindamonhangaba fez o lançamento da campanha "Imposto Solidário", no Palacete 10 de Julho. Promovida pela Secretaria de Assistência Social, a iniciativa visa incentivar os contribuintes a direcionarem parte do pagamento do imposto de renda para o Fundo da Criança e do Adolescente ou para o Fundo do Idoso, fortalecendo assim a rede de apoio social do município.
O evento de lançamento contou com a presença da secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo, do presidente do CMDCA, Dr. Adriano Zanotti, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sueli Macedo Gimenes, da representante da Câmara dos Vereadores, a vereadora Regininha e o presidente da ACIP, Mauro Almeida.
Segundo os organizadores do evento, uma das características essenciais desta campanha é a sua simplicidade e eficácia. Os valores destinados aos fundos são descontados do total do imposto devido. Se a declaração resultar em imposto a pagar, o montante direcionado será abatido do saldo devedor. Por outro lado, se houver imposto a restituir, o valor destinado será somado à restituição.
Para facilitar o processo, a prefeitura disponibilizou um passo a passo detalhado, explicando como efetuar a destinação do imposto de renda. Este guia está acessível a todos através do link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/imposto-solidario-perguntas-e-respostas.
“Com a participação ativa da população de Pindamonhangaba, esta campanha tem o potencial de fazer uma diferença significativa na vida dos mais necessitados da cidade. Juntos, podemos construir uma comunidade mais forte e solidária”, afirmou a secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo.
Além do lançamento da campanha, o evento realizou a entrega de certificados a alguns representantes de empresas e pessoas físicas que realizaram as destinações no ano passado, que estiveram presentes: Novelis do Brasil Ltda., Gerdau Açominas S.A., Bundy Refrigeração Brasil Industria e Comércio Ltda., Charles Silva Almeida e João Osmar Julio.
Arrecadação em Pinda - Em 2023, os Fundos Municipais arrecadaram R$ 147.707,85 de recursos para os projetos, sendo R$ 84,9 mil destinado às ações para criança e adolescentes e R$ 62,7 mil para o fundo municipal do Idoso. “O valor de R$ 147 mil representa menos de 2% do potencial máximo de arrecadação e com isso um número menor de projetos foi contemplado. Com essa campanha queremos chegar a R$ 1 milhão e ajudar mais crianças e idosos”, afirmou o chefe da Receita Federal no município Evaldo Viana.
Segundo a Receita Federal de Pindamonhangaba, até a tarde desta segunda-feira (18), 3.825 declarações foram entregues. “Estamos nos aproximando dos 10% de declarações já realizadas, tendo em vista que pretendemos atingir o recebimento de 44 mil declarações. Das quase 4 mil declarações, 40% foram realizadas no formato completo, que é público potencial que poderá fazer a destinação”, afirmou Evaldo Viana.