PEAD transforma vidas em Pindamonhangaba: histórias de superação e novos caminhos profissionais

PEAD transforma vidas em Pindamonhangaba: histórias de superação e novos caminhos profissionais

Pindamonhangaba celebrou o Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, se destacando com o impacto transformador da atuação dos profissionais por meio da política pública de assistência social. Entre os programas que refletem esse compromisso com a dignidade e a inclusão, o Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado (PEAD) tem se mostrado um verdadeiro instrumento de mudança na vida de centenas de pessoas.
O PEAD proporciona acolhimento, desenvolvimento pessoal e oportunidades concretas de reinserção no mercado de trabalho, além de oferecer uma renda temporária. Histórias como a de Aurenice Ramos evidenciam essa transformação, a bolsista, que atua no Posto de Saúde Arco-íris, no bairro Araretama, relatou que ingressou no programa em um momento de fragilidade emocional e problemas de saúde. Com o apoio das equipes do local, dos CRAS e do PEAD, além da escuta e orientação dos assistentes sociais, Aurenice reconstruiu sua autoestima e traçou novos objetivos de vida.
Hoje, cursando o segundo ano da faculdade de Ciências Contábeis, ela celebra a mudança. “Sou uma mulher mais forte, mais confiante e com um futuro promissor pela frente”, escreveu em mensagem à coordenação do programa.
Outro exemplo recente é o de Camila Faustino, que encerrou sua participação no PEAD na última quinta-feira (22), ao ser contratada por uma fábrica na cidade de Taubaté. Camila atuava na Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba e destacou que a vivência no programa foi essencial para seu amadurecimento profissional e pessoal. “O PEAD me deu estrutura e aprendizado. Foi onde tive minha primeira experiência e aprendi muito. Levo tudo isso para essa nova fase com muita gratidão”, afirmou.