Retrospectiva 2023 - Pinda participa da COP28 em Dubai, exposições de tecnologia na Espanha e Taiwan e recebe certificações da ABNT

As ações de Pindamonhangaba têm consolidado o município como polo de atração de investimentos, referência em sustentabilidade e tecnologia e inovação. Com base em suas ações e resultados, em 2023 a Prefeitura de Pindamonhangaba foi convidada a participar de grandes eventos internacionais e ainda foi certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atestou a conformidade de seus indicadores para Cidades Inteligentes e Resilientes de acordo com as normas ABNT NBR ISO 37122 e ABNT NBR ISO 37123.
Taiwan - Em março, a cidade esteve presente no Smart City Summit & Expo (SCSE) em Taipei, em Taiwan. O convite a Pindamonhangaba se deu pela certificação de Smart City reconhecida globalmente.
A participação foi uma grande oportunidade para o estabelecimento de conexões mundiais e geração de resultados para economia e infraestrutura, além da observação de inovações tecnológicas, sustentáveis e atração dos olhares externos para investimentos em Pindamonhangaba. A equipe ainda participou de fóruns sobre discussões de soluções globais para as cidades inteligentes e modelo de gestão pública, transporte, sustentabilidade e infraestrutura com líderes de diversas cidades do mundo, principalmente da Europa, Ásia e América do Norte, além do encontro com representantes de indústrias de tecnologias, principalmente de semicondutores, processadores e computação avançada.
Espanha - A cidade também esteve na Smart City Expo World Congress, em novembro, na Espanha. Durante a maior feira de tecnologia do mundo, que apresentou soluções para meio ambiente, inovação, infraestutura, sistema viário e planejamento urbano, a equipe de Pindamonhangaba visitou estandes, esteve em workshops, painéis e encontros para firmar parcerias de cidades irmãs, além de absorveu boas práticas de ferramentas tecnológicas em diversos setores da gestão para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Paralelo ao evento, foram realizados encontros em centro universitário, com empresas e entidades ligadas aos direitos humanos. O grupo conheceu diversos projetos, dentre eles a união entre mobilidade e sustentabilidade, com tecnologia em uso de energia limpa, placas fotovoltaicas em faixa de pedestres e ciclovias, visitou áreas modelos mundiais na questão de reocupação de áreas degradadas, além de apresentar a campanha #RacismoNão na Universidade de Lleida.
COP28 em Dubai - Em dezembro, um novo convite levou Pindamonhangaba a participar da conferência do clima, na COP28, em Dubai. Da capital dos Emirados Árabes Unidos, Pindamonhangaba trouxe um grande aprendizado técnico, especialmente sobre o conhecimento de ações e iniciativas que são desenvolvidas em outros países, como sustentabilidade, tecnologia, meio ambiente e clima, além de debates de interesse global, como redução das emissões de gases, despoluição dos rios, bem como saneamento básico, destinação correta do lixo, reciclagem, preservação das florestas, dentre outros.
Dentro dessa linha, houve visita à maior usina em transformação de lixo em energia elétrica do mundo e estreitamento das relações com outros governos municipais, estaduais, Governo Federal, bem como instituições e órgãos reguladores, além de empresas, principalmente do terceiro setor na área de meio ambiente e sustentabilidade.
Novas certificações da ABNT - Em dezembro, Pindamonhangaba foi certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atestou a conformidade de seus indicadores para Cidades Inteligentes e Resilientes.
O município conquistou a certificação nível Ouro na norma ABNT NBR ISO 37122, e Platina na norma ABNT NBR ISO 37123. A primeira certificação de Pindamonhangaba havia sido emitida em janeiro, quando conquistou conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida com a Norma ABNT NBR ISO 37120.
As certificações identificam os indicadores da inteligência da cidade, mostrando como o município usa informações, dados e tecnologias modernas para oferecer melhores serviços e qualidade de vida às pessoas da cidade, além de apontar dados resiliência de cidades, em padrão mundial.

WhatsApp Image 2023-12-28 at 15.28.18

WhatsApp Image 2023-12-28 at 15.29.13