27/11 - Pinda busca tecnologia para sites acessíveis em Feira de Barcelona

No Brasil, existem mais de 17,3 milhões de pessoas com alguma deficiência, como revelou a última pesquisa publicada pelo IBGE, em 2019. As pessoas com deficiência enfrentam várias barreiras para executar atividades básicas do cotidiano, sejam elas de forma física ou digital. Com as nossas vidas se tornando cada vez mais tecnológicas, muitas atividades do dia a dia são realizadas de modo online mas, infelizmente, a acessibilidade ainda é negligenciada por grande parte da web, o que desencadeia uma série de desafios para essas pessoas.
Diante disso, durante a Feira de Tecnologia em Barcelona, o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos João Carlos Salgado e o chefe de Gabinete do Executivo Rodrigo Lóssio, conversaram com várias empresas que desenvolvem tecnologias com ferramentas que oferecerem soluções, ou seja, um site acessível, sem barreiras de acessibilidade. Após várias visitas, o prefeito Dr. Isael Domingues também esteve em um encontro e determinou que sejam buscadas soluções tecnológicas imediatas.
“O objetivo é seguir as determinações da Lei Brasileira de Inclusão. Pindamonhangaba, como Cidade Inteligente, também tem buscado soluções tecnológicas em todas as áreas dos direitos humanos, por isso essa feira foi muito importante: fizemos contatos do que há de melhor no setor no mundo", destacou o secretário João Carlos Salgado.
Algumas melhorias que podem ser usadas em sites acessíveis - Entre diversos benefícios oferecidos por um site acessível podem se destacar: a inserção de ALTs, que são as descrições de imagens, nas fotos e ilustrações da página, o que permite que as pessoas cegas ou com deficiência visual consumam aquele conteúdo de forma plena. Elas normalmente navegam utilizando leitores de tela, que transformam as imagens em áudios, desde que contenham a descrição por escrito dos elementos visuais presentes. Outra opção é o Plugin de acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais): Instalar plugin de acessibilidade em Libras é uma boa dica para a inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva que fazem o uso dessa língua. O Hand Talk Plugin, por exemplo, é uma solução que, com a ajuda de tradutores virtuais, traduz todo o texto do site em Português, para a Língua Brasileira de Sinais.
E ainda: incluir legendas e janela de Libras, isso garante que os conteúdos audiovisuais estejam acessíveis para as pessoas surdas e com deficiência auditiva. Essa ferramenta ainda beneficia outras pessoas, que podem consumir os vídeos sem ligar o áudio. Também pode ser utilizadas fontes com boa legibilidade, isso impacta no conforto de todos os usuários, mas principalmente daqueles com deficiências visuais ou cognitivas.
Além dessas melhorias, podem ser usadas ainda o alto contraste de cores e fontes; busca por comando de voz para pessoas cegas ou com deficiência motora pesquisarem páginas e assuntos com mais facilidade; Códigos acessíveis para que os mecanismos de busca entendam que você oferece uma página acessível para mais pessoas. Isso também facilita a navegação de pessoas cegas ou com baixa visão, que utilizam leitores de telas.