14/02 - Pinda inicia utilização de satélites, drones e sensores para a gestão urbana

A Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando satélites, drones e sensores para a gestão urbana.
Como município possui grande extensão territorial, é um desafio a realização de monitoramento e gestão das ocorrências. Desta forma, Pindamonhangaba implantou um sistema de geointeligência alimentado por monitoramento trimestral via satélite e drones.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, disse que “a primeira etapa já foi realizada e que a cidade está entrando no segundo clico de monitoramento. Como resultado desse trabalho, são emitidos alertas de desmatamentos, ocupações irregulares e alterações de cursos de água,, podendo ser empregada a tecnologia ou outras ações para novas análises”.
Ele explicou que um drone, homologado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - sobrevoou a cidade e captou imagens para a Prefeitura. “Trata-se do eBee X, um equipamento homologado pela ANAC, grande, de cor preta, que está a trabalho da Prefeitura, fazendo captura de imagens de zoneamento urbano, áreas mais ou menos povoadas, densidade, construções, ocupações irregulares. Não se trata de um drone fazendo vídeos ou fotografias que invadam a privacidade das pessoas. É um equipamento de voo que capta imagens para utilização territorial, geográfica de interesse público, com capacidade para uma vasta cobertura de 10 mil m2, de alta precisão, com com margem de 3 centímetros”.
Ele destacou que “Pindamonhangaba tem avançado a passos largos na implantação de tecnologias, com isso abrindo vantagem na competitividade e atração de investimentos. A tecnologia tem servido para desburocratizar os serviços públicos e reduzir o tempo de resposta às demandas, tornando a municipalidade mais efetiva na solução de problemas”.
Para Danilo, a necessidade de se antecipar, analisando tendências ou oportunidades de crescimento, ajuda a reduzir custos. “A junção da geointeligência com análise de dados traz grandes resultados. Podendo ser aplicado em diversos setores da prefeitura, a Inteligência Artificial analisa o comportamento da cidade, emitindo alertas e com isso reduzindo riscos e custos operacionais em até 15%, conforme comparativo de mercado”, completou Danilo Velloso.
No passado, relatórios e análises demoravam meses, com a Inteligência Artificial esse processo é rápido, barato e acessível.