02/03 - Prefeitura anuncia ampliação do sistema de transporte público com novos veículos, linhas e horários

O sistema de transporte público em Pindamonhangaba iniciará na próxima segunda-feira, dia 6 de março, a implantação de melhorias e ampliação dos serviços para seus usuários. A informação foi confirmada pela empresa Viva Pinda, vencedora do novo contrato, que teve início no dia 1º de janeiro deste ano.
As novidades do novo sistema serão implantadas em duas etapas e neste primeiro momento já contemplam a ampliação no atendimento ao usuário com novos horários em diversas linhas já existentes, implantação de duas novas linhas melhorando o deslocamento e facilitando o acesso entre as regiões mais populosas como Moreira César, Zona Leste e Zona Oeste.
A nova diametralização das linhas no município foi feita por meio das informações da pesquisa de origem e destino, realizada por empresa especializada contratada pelo município para esta finalidade. Os estudos identificaram as necessidades de deslocamento da população, que após serem incluídas no processo licitatório agora tornam-se realidade para o usuário do transporte público.

Novidades que serão implantadas a partir do dia 6 de março

• O sistema foi reorganizado e passará a ter 8 linhas com ampliação das áreas de atendimento e melhorando os deslocamentos,
• As linhas terão aumento de frequência e contarão com ampliação dos horários,
• Os números de veículos disponíveis para o transporte passarão de 29 para 35,
• Contratação de 28 novos colaboradores,
• Linha Crispim-Hospital voltará ao que era antes e será separada com dois trajetos,
• A linha Piracuama além de passar pela região central terá acesso à zona leste, chegando até o bairro das Campinas – pagando uma única passagem,
• A linha Feital será integrada ao Distrito de Moreira César (passando pelo Vale das Acácias) e à zona leste (passando pela Unidade Mista – UPA Cidade Nova),
• A linha Shopping Center terá mais horários, beneficiando quem trabalha e quem se desloca até o centro de compras,
• A linha Cidade Jardim / Araretama será integrada ao Distrito de Moreira César, passando pelos bairros Pasin, Terra dos Ipês I, CDHU e Mantiqueira, e
• A linha Araretama terá novo trajeto acessando a região leste, passando pelo bairro Santa Cruz.

“Todas as linhas tiveram alterações com mais horários. Tivemos o momento da pandemia que sofremos com redução de horários, mas agora com o novo contrato e a nova modelagem o objetivo é ampliar as linhas e diminuir o tempo de espera e a superlotação dos ônibus. Por exemplo, Moreira César que trabalhava com 57 horários aumentou em quase 20%, passando para 65”, afirmou a diretora de Trânsito, Luciana Viana.
A empresa Viva Pinda comunica ainda que a partir do próximo dia 6, a confecção de cartões para seus usuários será realizada exclusivamente na Galeria Barão Garden, localizada na rua Dr. Rubião Jr., 55 – sala 15, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Próxima Etapa
As ações de melhoria no transporte público terão uma segunda fase, com a aquisição de novos veículos, cujo processo de aquisição já foi disparado pela empresa Viva Pinda. Outra melhoria será a modernização do sistema de bilhetagem, melhorando o pagamento de passagens, inclusive com a implantação de sistema de reconhecimento fácil para estudantes e idosos.
“É muito importante que a população perceba que estamos num momento de transição para um transporte de mais qualidade, que sempre foi o anseio dos usuários. É um momento de adaptação ao novo sistema proposto, não se trata de algo finalizado ou engessado. As questões pontuais serão observadas e, caso necessário, as adaptações podem ocorrer”, explicou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.
Para o segundo semestre, com a inauguração do novo terminal rodoviário do município, também está prevista a chegada de algumas linhas e horários sentido Unifunvic, para facilitar o acesso dos usuários à nova rodoviária.