12/01 - Projeto de drenagem para regiões da Galega e São Benedito é apresentado à Prefeitura

A Prefeitura de Pindamonhangaba avança na resolução do problema de alagamento de algumas regiões do São Benedito e Galega, áreas centrais da cidade. Na última quarta-feira (11), foi realizada, no Gabinete do Executivo, uma apresentação do Projeto de Drenagem, pela empresa especializada Athos, contratada pela Prefeitura após processo Licitatório.
A apresentação foi realizada pelas representantes da empresa para o prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Ricardo Piorino, secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, secretário adjunto de Obras e Planejamento André Salgado e equipe das secretarias de Obras e Planejamento e de Governo e Serviços Públicos.
O projeto contempla novo traçado da rede de drenagem percorrendo as ruas Cônego José Luiz Pereira Ribeiro (Aerofisic), Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, Rua Major João Alfredo Homem de Mello, Rua dos Bentos, Rua Major José dos Santos Moreira, Rua Ignácio Henrique Romeiro, Rua Professor Demétrio Boueri até a travessia existente da linha férrea MRS, com previsão de lançamento das águas no córrego da Galega/Campo Belo.
O problema de alagamento desses trechos é enfrentado há décadas e vem sendo tratado como prioridade pela Prefeitura de Pindamonhangaba que, desde abril de 2022 iniciou o processo licitatório de contratação da empresa especializada, para execução de serviços técnicos de engenharia e elaboração de um projeto executivo para rede de drenagem nesta região do município.
Além da contratação do projeto executivo, foi contratado também o orçamento e cronograma para posterior planejamento para execução das obras. Essa é outra etapa dos trabalhos, uma vez que pela complexidade da obra depende também de questões orçamentárias devido ao grande aporte financeiro que a obra exigirá, girando em torno dos R$ 30 milhões.
“Essa é a primeira vez na história da cidade que a Prefeitura realiza a contratação de uma empresa especializada, dada a complexidade e seriedade da questão, mostrando responsabilidade e profissionalismo da gestão municipal”, destacou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
Além do projeto entregue pela Athos, a Prefeitura já havia realizado os levantamentos de campo (sondagem, topografia) além do traçado proposto para caminhamento da nova rede de drenagem proposta.
“Vamos precisar de parcerias, recursos externos do governo federal e estadual, emendas de deputados e apoio da Câmara de Vereadores, pois somente com dinheiro do tesouro municipal não será possível executar essa obra”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino. “A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está dando prioridade ao pedido de limpeza de boca de lobo para melhorar a passagem das águas e solicita aos moradores que colaborem evitando jogar lixo na rua e objetos que possam obstruir a drenagem”, completou.
“Trata-se de obra complexa, com forte intervenção nas diversas redes existentes nesse percurso, e que durante sua execução trará algum transtorno às regiões contempladas. Contudo, somente com esse mega investimento será solucionado o problema de alagamento nas duas regiões, tanto nas proximidades da Aerofisic, quanto na região das ruas dos Bentos/Galega e adjacências da Ferroviária”, destacou o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.