Mostra de Painéis: Referências Negras celebra valorização da cultura negraA Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, apoiou a re

Mostra de Painéis: Referências Negras celebra valorização da cultura negraA Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, apoiou a re

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, apoiou a realização da Mostra de Painéis: Referências Negras, que ocorreu nesta quinta-feira (21), organizado pela ETEC João Gomes de Araújo, no auditório da escola.
O evento, que celebrou as contribuições e a importância da população negra, contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, do secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, e da diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, e do vereador José Carlos Gomes ‘Cal’, que reforçaram o compromisso da administração municipal em promover a diversidade e a inclusão na comunidade.
Com a plateia da ETEC completamente lotada, os alunos da instituição apresentaram uma variedade de painéis e exposições que abordaram temas relevantes à história, cultura e desafios enfrentados pelas pessoas negras. As apresentações, organizadas pela professora Patrícia Magalhães e pelo professor Rodrigo Monteiro, foram realizadas em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro, destacando a relevância contínua dessas reflexões para a sociedade.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, ressaltou o impacto positivo do evento na comunidade escolar e na sociedade em geral. "É fundamental que incentivemos nossos jovens a explorar e expressar suas identidades e histórias. Este evento não só enriquece nosso patrimônio cultural, mas também educa e inspira futuras gerações".
O prefeito, Dr. Isael Domingues, destacou a importância do evento para fortalecer o diálogo e a valorização das referências negras na cidade. "Estamos comprometidos em criar um ambiente inclusivo e respeitoso em nossa cidade, inclusive criando uma secretaria que tem como objetivo principal o respeito e o acolhimento às minorias", afirmou.
A professora Patrícia Magalhães, que também foi oradora da iniciativa, destacou o impacto positivo e a relevância do envolvimento juvenil. "O evento de hoje foi um exemplo de políticas públicas efetivas, com a participação das pessoas mais interessadas no debate: a juventude negra. Que a ETEC João Gomes de Araújo continue sendo palco para essas reflexões e que a Prefeitura esteja sempre à disposição para apoiar essas ações, não somente na nossa comunidade, mas também em outras, de forma que a reflexão sobre a igualdade racial atinja outras pessoas”.