Meias diferentes conscientizam sobre Síndrome de Down em Pinda

Meias diferentes conscientizam sobre Síndrome de Down em Pinda

No último dia 21 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, a Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da inclusão e da diversidade. A proposta era simples, mas carregada de significado: utilizar meias descombinadas, coloridas e divertidas.
Inspirada na campanha internacional "Lots Of Socks" ("Muitas Meias"), a iniciativa ganhou adesão em várias escolas do município, incluindo a EM João Cesário, a Cmei Esmeralda, Cmei Marli, Escola Arthur de Andrade e Francisco Lessa, entre outras. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressaltou a importância de promover a inclusão no ambiente escolar, afirmando que ações como essa contribuem para construir um futuro mais inclusivo. "O sucesso dessa iniciativa complementa as ações já existentes na educação inclusiva e fortalece as novas ações que surgirão na intencionalidade de ofertar o melhor para todos os estudantes ", afirmou.
Além das escolas, a Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, também se engajou na campanha. Funcionários e atletas também foram convidados a participar, resultando em uma ampla adesão e na produção de diversos vídeos que movimentaram as redes sociais. “A grande adesão, e o engajamento das redes sociais reforçam o papel fundamental do esporte como um agente poderoso na promoção da inclusão e da diversidade em nossa comunidade”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Leticia de Souza, explicou a campanha. “A ideia por trás da campanha é simples, mas poderosa: os cromossomos, que determinam as características genéticas, têm formato de meias. Assim, ao usar meias descombinadas, a mensagem transmitida é que ser diferente é divertido e que a diversidade é algo a ser celebrado”.
Essa iniciativa não apenas promove a conscientização sobre a Síndrome de Down, mas também estimula reflexões sobre inclusão e respeito às diferenças em toda a comunidade de Pindamonhangaba. O sucesso da campanha demonstra que pequenas ações podem ter um grande impacto na construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva.