João do Pulo e Pindamonhangaba: Herói da Pátria em aprovação na Câmara dos Deputados

A Comissão de Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados deu um passo significativo ao aprovar o título de Herói da Pátria para João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo. A iniciativa partiu da Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Direitos Humanos, reconhecendo a importância histórica de João do Pulo para o Brasil. O projeto foi apresentado pelo deputado Jonas Donizete e, após um ano de tramitação, foi aprovado na última sessão de junho.
O processo incluiu a análise pela Comissão de Cultura, com a relatora Lídice da Mata, e posteriormente pela Comissão de Justiça e Cidadania, presidida pelo deputado Diego Garcia. Durante todo o processo, destacou-se o apoio crucial da Confederação Brasileira de Atletismo, sob a liderança do presidente Wlamir Mota e do assessor Ricardo Vidal, que acompanharam de perto a tramitação do projeto.
O secretário de Direitos Humanos de Pindamonhangaba, João Carlos Salgado, expressou sua satisfação com a aprovação e afirmou que o projeto será encaminhado ao Senado Federal para nova apreciação. Ele enfatizou que esta conquista não apenas honra João do Pulo como uma figura nacional de grande importância, mas também representa uma vitória significativa para a cidade, que se orgulha de ter João do Pulo como um exemplo de perseverança e sucesso.
"Será um grande orgulho não só para nossa cidade antirracista, mas para toda a nação", ressaltou o secretário João Carlos Salgado. A expectativa é que em breve João do Pulo seja oficialmente reconhecido como Herói da Pátria, adicionando seu nome ao seleto grupo de personalidades que contribuíram de maneira excepcional para a história do Brasil.