18/05 - Pinda promove nova coleta de exames de anemia falciforme e Corrida da Liberdade

A Campanha #RacismoNão, organizada pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, segue com programação em vários pontos da cidade.
No sábado (20), das 7 às 11, a Secretaria de Saúde vai realizar a coleta de material para exames de detecção de anemia falciforme. O ato vai ocorrer na Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova (Avenida. Princesa do Norte, 380) e é aberto a todas as pessoas. Esta será a terceira etapa da coleta. Antes, já foi realizada no Cisas e no Nova Esperança.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que “é uma campanha inédita e extremamente importante, especialmente para os afrodescentes. No Brasil, a incidência da doença está presente em 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas brancas ou pardas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Por isso é importante que todos façam o exame”.
A diretora do Departamento de Atenção Básica da Saúde, Luciana dos Santos Cruz, destacou que essa campanha é muito necessária porque “o diagnóstico precoce melhora os indicadores sobre resultado positivo no tratamento. Como qualquer doença, quanto antes for diagnostica, maior é o sucesso na recuperação”.
No domingo (21) haverá a Corrida da Liberdade - Circuito Nossas Cidades - às 8 horas no Parque da Cidade, onde 500 pessoas vão correr um trajeto de 5km.
João Carlos Salgado, explicou que “as ações são mais que uma simples campanha, mas atos contínuos porque a luta contra o racismo e pela igualdade racial tem que ocorrer o tempo todo. Precisamos entender que o racismo existe e precisa ser combatido todos os dias. Nossa luta é eterna para provar que somos iguais, para que as pessoas parem de fazer julgamento pela cor da pele”.
O prefeito Dr. Isael Domingues afirmou que “Pindamonhangaba ficará marcada por ser uma cidade que acredita na conscientização das pessoas e realiza ações de orientação e luta contra o racismo”.
De acordo com ele, “o objetivo é que os direitos sejam preservados e que haja igualdade. Por isso criamos uma Secretaria focada em trabalhar nesta causa. Precisamos fazer as pessoas refletirem, fazer uma transformação social, assumir a dor do outros. Somos seres humanos e devemos estar conectados, unidos pela causa comum. Basta de racismo”.

Confira demais atos da programação do #RacismoNão

- Até dia 31/05 - 5° SOH -Salão online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado www.pindamonhangaba.sp.gov.br/salao-online-de-humor
e bloghttps://salaoonlinedehumor.blogspot.com/2023/03/5-soh-salao-online-de-humor.html

- CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: SEMANA DA COLETA DA ANEMIA FALCIFORME, SEMPRE DAS 7h ÀS 11h:
Dia 20 - Região Leste - Unidade Mista CN, Av. Princesa do Norte, 380;
Dia 27 - Região Central + Região Rural - Laboratório Central, Rua Major José dos Santos Moreira, 427.

21/05 – Corrida da Liberdade e Circuito Nossas Cidades 2023. Das 7 às 10h - Parque da Cidade

25/05 - João do Pulo e uma viagem em sua história - C.E. João do Pulo (visita Guiada com os alunos da E.M. Yvone Aparecida Arantes Correa) - Horário: 14h30 às 16h

27/05 - Festival de Atletismo João do Pulo - A partir das 9h - CE João do Pulo

28/05 - Corrida João do Pulo – 8 horas - C.E. João do Pulo

28/05 - Domingo no Bosque - 9h Yoga; 10h – Dança Circular “Ancestralidade Negra/danças para Liberdade” – Focalizadora Bebel Moraes; 11h – Jongo; 14h – Capoeira Pé na Ginga; 15h: Puxada de Rede; 15h30: Maculelê; 16h- Contação de histórias “Contos Africanos”.

29/05 - SENAC Pindamonhangaba – Apresentação: “João do Pulo: Ancestralidade, Esporte e Racismo” - Entrega da Premiação às Escolas Municipais do Concurso “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no contexto da luta dos negros. Das 11h às 12h40.