16/03 - Pinda promove ciclo de palestras com mulheres na Vila dos Afetos

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, promoveu dia 14 de março uma bate papo com dezenas de mulheres que frequentam a Vila dos Afetos, em Moreira César
O evento foi programado pela Dona Ana, uma das responsáveis pelas atividades do espaço. Ela convidou as diretoras da Pessoa com Deficiência, Letícia Aparecida de Souza Pedroso Bento, e da Mulher e Família, Luciana Simonetti, para um diálogo sobre o empoderamento feminino e sobre os direitos das mulheres.
A roda de conversas contempla a programação do Mês da Mulher, que inclui eventos e ações em parceria com outras secretarias e com o Conselho dos Direitos da Mulher.
O vice-prefeito Ricardo Piorino também participou da conversa e ressaltou a importância da mulher lutar por seu espaço e da sociedade reconhecer as ações desenvolvidas pelo público feminino. “Falar sobre os direitos das mulheres é uma forma de protegê-las da discriminação no âmbito social, político e econômico, pois mesmo com as grandes conquistas e avanços da mulher na sociedade, ainda há muito que se fazer para que os direitos realmente prevaleçam”.
A conversa iniciou com apresentação de Luciana Simonetti, com uma breve explanação sobre família. Na sequência, Lelícia Souza debateu o tema ‘Mulheres Incríveis’, e cada participante contou um pouco da sua experiência de vida e de superações e isso incentivou as mulheres a se reconheceram como pessoas incríveis.
“O papel de educar e empoderar as filhas, netas, conhecidas, vizinhas e todas as mulheres também foram abordadas, ou seja, a mulher precisa se conhecer, precisa ter o autoconhecimento, identificar suas potencialidades, seus limites, ter consciência de seus direitos e se aceitar cada vez mais”, disse Luciana Simonetti.
Para Letícia Souza, “conversar e interagir com as idosas da Vila dos Afetos, que são mulheres experientes, com histórico de vida encantador, foi enriquecedor e incentivador, porque elas têm muitas histórias de batalhas, que as fazem incríveis”.
O evento ainda contou com a presença da vereadora Regininha e do subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos, que elogiaram o dinamismo e dedicação das mulheres em tudo que elas fazem.
O encontro ainda teve o mestre de capoeira Mandella, realizando uma roda adaptada com os idosos.