Pinda celebra Dia da Água com uma semana repleta de eventos

Pinda celebra Dia da Água com uma semana repleta de eventos

Pindamonhangaba comemorou o Dia da Água com uma série de eventos promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente durante a semana do dia 22 de março. As atividades visavam não apenas celebrar a importância desse recurso vital, mas também conscientizar a população sobre a necessidade de preservá-lo.
Uma das iniciativas destacadas foi a visita de quatro escolas, nos dias 21 e 22 de março, à Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, no Araretama, e Estação de Tratamento de Água da Sabesp, no Centro. Os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto o processo de tratamento, desde a chegada da água misturada com esgoto até a sua transformação em um recurso limpo e seguro para o meio ambiente, além de uma ilustrativa palestra. Essa experiência proporcionou um aprendizado valioso sobre a importância do uso consciente da água e a necessidade de cuidar do meio ambiente. As escolas sorteadas foram EM Professor Joaquim Pereira da Silva, EM Profa Maria Aparecida Arantes Vasques, EM Yvone Apparecida Arantes Correa e a EM Professora Isabel do Carmo Nogueira.
Além disso, no sábado, dia 23, a Secretaria de Meio Ambiente organizou a doação de 300 mudas, juntamente com uma apresentação de esquete, na Praça Monsenhor Marcondes. A iniciativa foi um sucesso, com todas as mudas sendo doadas em apenas 15 minutos. A presença da Sabesp no evento, com ações voltadas para o uso racional da água, complementou as atividades de conscientização.
O êxito dessas ações levou a Secretaria de Meio Ambiente a considerar a possibilidade de realizar eventos similares com maior frequência. A assessora Cintia Ramos destacou a mobilização da população e as solicitações para expandir as atividades para outras escolas e regiões da cidade.
“Ficamos impressionados com o interesse da população nos eventos. Recebemos perguntas de pais de outras escolas interessados em participar, além de várias solicitações para expandir a doação de mudas para a região Moreira César”, afirmou a assessora.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, ressaltou a importância desses eventos no município. “Essas iniciativas não apenas celebram o Dia da Água, mas também reforçam o compromisso de Pindamonhangaba com a conscientização ambiental e a preservação dos recursos naturais. A participação ativa da população é fundamental para garantir um futuro sustentável para todos”, finalizou a secretária.