13/06 - Na Semana do Meio Ambiente, Parque da Cidade recebe ação de detectorismo ambiental

13/06 - Na Semana do Meio Ambiente, Parque da Cidade recebe ação de detectorismo ambiental

Na Semana do Meio Ambiente, foi realizada a coleta de resíduos de metais, lixos e outras antiguidades que estavam enterradas no Parque da Cidade, em Pindamonhangaba. A atividade realizada no domingo (6), por José Eduardo Claro e Júnior José Silva, foi o detectorismo ambiental, que tinha como objetivo conscientizar a população sobre o descarte de lixos em parques e lugares públicos. Os profissionais fizeram a limpeza de parte do local utilizando dois detectores de metais, um Go-find44 e um TX 850, e nesta ação foram encontrados alguns artefatos históricos.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, o foco da limpeza era buscar lixos jogados no chão, que acabaram sendo enterrados com o tempo, como latas e outras sujeiras descartadas ao longo dos anos na terra do Parque da Cidade. Na coleta, foram encontradas algumas ferraduras, que estavam aproximadamente a sessenta centímetros de profundidade, moedas, colheres, torneiras, latas e tampas. Foi encontrada também uma “chave seco”, também conhecida como “chave faca”, que serve para isolar partes, subsistemas, equipamentos, de circuitos elétricos. Ela estava com a parte metálica corroída, a parte de louça estava intacta, os materiais antigos de metais, que foram encontrados serão entregues para o Departamento de Meio Ambiente.
De acordo com o diretor Rafael Ribeiro Cavalcante de Souza, o local inspecionado é um bom lugar para se fazer uma pesquisa com mais calma, em busca de todos os detalhes, em cada metro quadrado, com mais tempo, pois encontra-se muitas coisas interessantes, artefatos antigos e históricos. “O Parque da Cidade possui grande extensão territorial, sendo necessário mais tempo e dias para que se consiga inspecionar todo o local e ver o que mais se encontra enterrado”, afirmou.