Prefeitura de Pinda usa tecnologia para reduzir número de buracos em vias públicas

Uma ação integrada entre secretarias municipais da Prefeitura de Pindamonhangaba reduziu em 57% o número de buracos em vias públicas da cidade desde o início deste ano. O trabalho consiste em dar agilidade à manutenção das ruas e avenidas, contribuindo para o bem-estar da população.
Com a parceria entre Secretaria de Governo e Serviços Públicos e a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, uma empresa especializada utiliza carro com câmera com inteligência artificial para análise das vias de trânsito em tempo real, a fim de identificar ocorrências que necessitam de intervenção da administração municipal para correção, como buracos, asfalto irregular, falta de sinalização, veículo abandonado, entre outras situações.
A implementação dessa ferramenta possibilita a otimização do tempo e dos recursos internos além de agilizar as ações, um dos princípios de Cidade Inteligente, título auditado pela ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).
“Quando esse trabalho começou em janeiro deste ano conseguimos identificar que 43% dos buracos em via pública estavam nas regiões do Araretama, Feital e Santa Cecília, o que agilizou as ações da nossa operação Tapa Buraco e de 2.600 buracos identificados hoje reduzimos para 1.149, o que demonstra a boa ação dos técnicos da nossa Usina de Asfalto”, afirmou o diretor Thiago Gonçalves.
Segundo ele, atualmente o município conta com uma equipe própria de servidores que atua no Tapa Buraco e uma outra equipe de empresa terceirizada especializada. O objetivo é otimizar nosso pessoal e formar duas equipes de servidores para agilizar ainda mais o tempo de resposta.
Para o secretário de Tecnologia Danilo Velloso, a ferramenta tem sido muito útil em ações de zeladoria urbana. “A empresa Mapzer emite relatório e acompanha em tempo real a baixa conforme as ações são realizadas. Recebemos até um feedback positivo da empresa pelo controle e atendimento das ocorrências registradas pelo sistema. Agora estamos atuando para fazer a integração dessa tecnologia com a plataforma de protocolo 1Doc, o que trará mais celeridade no atendimento à população”, ressaltou Velloso.
Segundo ele, o automóvel se utiliza de inteligência artificial e é equipado com recursos tecnológicos de última geração, que mostram pontos críticos e indicam futuros problemas, visando agilizar a identificação e rápida solução por parte da Prefeitura.
Além do investimento no Tapa Buraco, a Prefeitura de Pindamonhangaba também está investindo no Recapeamento Asfáltico visando modernizar o pavimento e trazer melhor qualidade de mobilidade para os motoristas e ciclistas que utilizam a via pública. Nos últimos meses mais de 150 ruas e avenidas estão recebendo o recapeamento num investimento de R$ 22 milhões que irá melhorar mais de 50 quilômetros de ruas e avenidas.