Cemitério de Moreira César completa um ano e realiza 624 sepultamentos

Cemitério de Moreira César completa um ano e realiza 624 sepultamentos

No próximo domingo (27), o Cemitério de Moreira César vai completar um ano de funcionamento.
Desde sua inauguração no dia 27 de outubro de 2023 até o dia 23 de outubro de 2024, foram realizados 624 sepultamentos na unidade.
O primeiro corpo a ser sepultado no local foi o do senhor Benedicto Manuel dos Santos, no dia 31 de outubro de 2023. Seo Benecdito nasceu em 2 de agosto de 1938 e faleceu dia 30 de outubro de 2023, aos 85 anos.
Como possui quatro salas de velório, a maior parte dos sepultamentos são de pessoas que foram veladas no espaço do próprio cemitério. No entanto, existem sepultamentos de pessoas que foram veladas em outros locais. De acordo com a administração do cemitério, é uma situação normal de ocorrer em virtude da escolha da família ou de planos funerários que oferecem o serviço, ou mesmo do desejo do falecido quando estava vivo de ser velado em determinado local.
Segundo a coordenadora do Cemitério de Moreira César, Michele Oliveira, trabalhar no local “é diferente de outros lugares porque a equipe precisa ter uma sensibilidade maior”. Ela explicou que “é fundamental que todos os funcionários sejam muito atenciosos com os parentes das pessoas falecidas. Lidamos com dor das pessoas, com o sofrimento delas. Cada família reage de uma forma com o falecimento de um ente querido. Assim, precisamos compreender a dor dessas pessoas, sermos ainda mais solicitos e respeitosos, e termos o máximo de empatia e carinho para acolhermos bem as pessoas neste momento de muita dor”.
Além dela, o velório conta com três guardas municipais, uma atendente, duas funcionárias da limpeza e seis coveiros.
A atendente Dilma Aparecida da Silva Lino disse que “o serviço com processos administrativos que realiza no local é semelhante ao que fazia em outros locais por onde já trabalhou na Prefeitura, porém a forma de executar é diferente porque é um momento muito difícil às pessoas que nos procuram para levar documentos e obter informações sobre o cemitério”.
Durante a inauguração do cemitério, o vice-prefeito Ricardo Piorino, explicou que “o Cemitério de Moreira César foi construído por uma questão natural do município em facilitar geograficamente sepultamentos de pessoas que residiam em Moreira César, oferecendo mais tranquilidade às famílias de Moreira César, e também de uma necessidade em virtude da capacidade esgotada para novos sepultamentos no cemitério central, que já possuía 159 anos e estava operando no limite. Assim atendemos um ponto crucial que é necessidade de vagas para sepultamentos e damos um olhar mais humano e de sensibilidade para as famílias de Moreira César”.
O prefeito, Dr. Isael Domingues, ressaltou a questão de proximidade para as pessoas de Moreira César e lembrou que “a gestão municipal viabilizou um dos maiores entraves da cidade, de um trabalho que começou no início da nossa gestão, que passou por várias etapas, tratativas ambientais, liberação de licenças, escolha do local e economia de recursos financeiros para a obra. Não é um serviço público que as administrações normalmente executam, pelo contrário, isso é muito raro. Muitos preferem fingir que não existe a problemática de um cemitério e a necessidade de novas vagas. Nossa administração, comigo e com o Piorino, pensa diferente. Nossa equipe debateu a questão com a seriedade que precisa ser data e tivemos um grande empenho de todos”, afirmou Dr. Isael.

 

Sobre o cemitério de Moreira César

O cemitério de Moreira César está vinculado à Secretaria de Governo e Serviços Públicos. As obras tiveram início em 2020 e foram realizadas em duas etapas, sendo a primeira com a construção do espaço administrativo realizada pela empresa Convale e na sequência a segunda etapa pela empresa Multivale Construtora que executou a construção dos lóculos e espaço para sepultamento, totalizando um investimento de mais de R$ 5 milhões.
O cemitério possui um espaço de 6.900m², com 1.300m² de área construída, que contempla quatro salas de velório, área administrativa, sanitários, cozinha e os seis blocos de lóculos pré-fabricados, que totalizam 1.792 espaços para as sepulturas modernas no padrão do cemitério ecológico vertical.
A unidade utiliza forma de modelo ecológico, através de sistema de decomposição aeróbica assistida por calor e baixa pressão.
O cemitério funciona ao final da rua Nilceia Aparecida Borges de Freitas, no que fica no Laerte Assunção. O Cemitério de Moreira César funciona todos os dias, das 8 horas às 17 horas, e o telefone é o 3550-0387.

Homenagem - Durante a inauguração, o saudoso comerciante de Moreira César, Paulo Roberto de Oliveira Costa, conhecido como Paulo Pió, foi homenageado como patrono do novo equipamento. O nome dele foi lembrado por populares de Moreira César em razão do jeito bem-humorado e folclórico de tratar a morte, ficando conhecido do Distrito por lançar notas de falecimentos de amigos e conhecidos durante rodas de conversa em seu estabelecimento comercial.