Saneamento Básico: Prefeitura recebe confirmação de investimentos de R$ 32,5 milhões para ampliação dos serviços de água e esgoto em Pinda

A SABESP anunciou na última semana investimentos futuros que serão realizados em Pindamonhangaba, totalizando um investimento estimado de R$ 32,5 milhões em saneamento básico. As obras são frutos de inúmeros encontros entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com intermédio e apoio do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado André do Prado.
Em ofício encaminhado no ínicio deste mês ao prefeito Dr. Isael Domingues, o Superintentende de Gestão da Sabesp, Nelson Bevilacqua confirmou os seguintes investimentos:

• Implantação de Rede de Água e Esgoto na região da nova Rodoviária
Custo estimado: R$ 7,6 milhões
Status: previsão de finalizar a licitação em julho deste ano com a obra finalizada em julho de 2026

• Implantação Rede Coletora no bairro Massaim
Custo estimado: R$ 842 mil
Status: licitação prevista para 2026 e obra deverá ser entregue em julho 2027

• Implantação de Rede Coletora de Esgoto no bairro Taipas
Custo estimado: R$ 580 mil
Status: licitação prevista para 2026 e obra deverá ser entregue em julho 2027

• Aquisição de Estação de Tratamento de Água Modular – 180 litros/seg
Custo estimado: R$ 20 milhões
Status: processo licitatório deverá finalizar em junho deste ano e a obra concluída em junho de 2025

• Implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto no Bom Sucesso e Queiroz e da Estação Elevatória
Custo estimado: R$ 3,5 milhões (para concluir as obras que estão em fase final)
Status: previsão de concluir a licitação até o final deste ano e obra deverá ser finalizada efetivamente em dezembro 2026

Recentemente a Sabep finalizou as obras de remanejamento de uma adutora de água no distrito de Moreira César, investindo R$ 8,2 milhões para modernizar a estrutura de abastecimento da região central do distrito com a implantação de mais de 8 quilômetros de tubos ligando a estação do Carangola à região do Laerte Assumpção.
“Queremos agradecer por essa parceria forte e citar aqui pessoas importantes que somam esforços para que isso aconteça, como o gerente de Divisão Regional, José Fonseca Marcondes Junior “Jotinha” e o vereador José Carlos Gomes – Cal, além do nosso grande porta-voz Deputado André do Prado. Foram inúmeros encontros e reuniões realizadas ao longo dos últimos dois anos”, constatou o vice-prefeito Ricardo Piorino.
Em julho de 2022 um encontro entre autoridades de Pinda e a Sabesp iniciaram a discussão dos projetos que a empresa já estava estudando. Em setembro do ano passado novo encontro foi realizado, com a presença do Dep. André do Prado, selando os investimentos para lançamento do processo licitatório.
“Os investimentos são importantes por dois grandes aspectos. Primeiro que garante mais saúde e qualidade de vida para nossa população, mantendo nossos índices em alta com ampliação de esgoto para área rural, atingindo as metas no novo marco legal do saneamaneto básico. E em segundo lugar leva desenvolvimento econômico para novas áreas de crescimento, ao cortar a Via Dutra e levar saneamento para uma região que irá receber grandes investimentos como o entorno da nova rodoviária e universidade”, ressaltou Dr. Isael Domingues.
Outros investimentos ainda estão sendo discutidos e estão em fase de estudos como o término do remanejamento da Adutora de Água Tratada de Moreira César, implantação do Emissário no bairro Água Preta e as melhorias na Estação de Tratamento de Água na sede, que está em fase de projeto.