Prefeitura investe em capacitação e qualificação para funcionários da Ouvidoria

Prefeitura investe em capacitação e qualificação para funcionários da Ouvidoria

Os funcionários da Prefeitura de Pindamonhangaba participaram no mês de junho de um curso de Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública. O curso foi elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e foi desenvolvido com foco no aprimoramento da capacidade Gerencial das Ouvidorias para melhoria da Gestão e proteção aos direitos dos usuários de serviços públicos.
A Certificação em Ouvidoria é concedida pela Ouvidora-Geral da União, da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O ouvidor de Pindamonhangaba, Evandro Gomes, disse que o objetivo do curso foi “aprimorar as habilidades na gestão de nossa Ouvidoria, mudanças de paradigmas que ocorreram em relação à empatia, isonomia e respeito. Também a compreensão de que um dos maiores desafios do setor público é de natureza gerencial fez com que se buscasse um modelo de excelência em gestão focado em resultados. A ouvidoria pode fundamentalmente transformar problemas individuais em soluções coletivas”.
Na última semana, os servidores receberam o certificado do curso, que foi entregue pelo prefeito Dr. Isael Domingues. Na ocasião, o prefeito elogiou o trabalho dos funcionários, que têm feito a Ouvidoria de Pindamonhangaba ser conhecida como uma das mais atuantes do país na resolução de conflitos e viabilização de melhorias para a população.
Ele lembrou que “a Ouvidoria atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços prestados. Essas ações são capazes de estruturar e produzir informações e estatísticas acerca do desempenho de atividades e serviços, gerando recomendações quanto às políticas a serem adotadas e fornecendo a administração de dados e informações para a reestruturação dos processos”.
Os servidores certificados foram: Ana Clara Leite Gomes de Carvalho, André Luiz Raposo, Ezequiel Ribeiro de Faria Santos, Joeser Moreira de Oliveira, Juliana Bertolino Miyake, Luiza Ciriaco Fornitano, Rodrigo de Oliveira Dias, Solange Aparecida Juca da Silva, Talita Munhoz Rodrigues, Yasmim Adrielly Godoi Bernardo e Evandro Carlos Gomes.