Prefeitura oferece alimentação escolar com qualidade nutricional aos estudantes da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, é responsável por fornecer alimentação escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, com objetivo de atender as necessidades nutricionais dos estudantes durante sua permanência em sala de aula. Assim, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, bem como promovendo a formação de hábitos alimentares saudáveis através de uma alimentação de qualidade nutricional e com maior controle e garantia higiênico-sanitária.
As nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar, cadastradas no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), elaboram os cardápios, tendo em vista o atendimento do valor nutricional recomendado para cada faixa etária.
Os alimentos ofertados aos alunos passam por avaliação das nutricionistas e o preparo das refeições é supervisionado pelas técnicas em nutrição nas unidades escolares, semanalmente.
“Considerando a necessidade de adequar a legislação do PNAE, a partir deste ano, estamos incentivando os alunos a não trazerem lanches de casa para a escola. Acreditamos que esta medida vai influenciar positivamente o consumo da alimentação escolar. O objetivo é uniformizar a alimentação consumida pelos alunos no interior da escola, de modo a promover um direcionamento nutricional e que a longo prazo terá um grande impacto na saúde e no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis”, explicou a secretária de Educação Luciana Ferreira.
Casos pontuais, como o de alunos com patologias associadas à alimentação, deverão ser registrados pelo diretor da unidade escolar e enviado para o Setor de Alimentação Escolar.
“Agradecemos pela compreensão e colaboração de todos os envolvidos neste esforço para promover a saúde e o desenvolvimento saudável de nossos alunos”, finalizou a secretária.