Mais de 3.300 alunos de escolas de Pinda visitam Caminhão da Boa Energia da EDP

Laboratório itinerante leva conceitos sobre eficiência energética de forma lúdica e divertida

Pindamonhangaba receberá, entre os dias 15 e 25 de outubro, o Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP. Mais de 3.300 alunos de nove escolas municipais serão beneficiados pelo projeto da distribuidora de energia do Vale do Paraíba, que leva conceitos sobre eficiência energética de forma lúdica e divertida.
Desde o início de 2024, alunos de mais de 110 escolas de toda a área de concessão no Estado de São Paulo já passaram pelo laboratório itinerante da EDP.
O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e mantém um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
“Levaremos a Pindamonhangaba os experimentos interativos do caminhão da Boa Energia para que os alunos aprendam, na prática, como podem preservar o meio ambiente e garantir uma maior eficiência energética em suas residências e na comunidade em geral”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.
A Secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, afirmou que “o caminhão da Boa Energia da EDP enriquecerá o aprendizado dos estudantes sobre o tema da história e geração de energia, a preservação dos recursos naturais entre outros desdobramentos do assunto por oportunizar atividades práticas. É sempre uma alegria para as crianças a chegada do caminhão, pois junto com o caráter de novidade vem a circulação e ampliação dos saberes.

Confira abaixo as escolas contempladas:

• 15/10 - EM Profa. Maria Aparecida Camargo de Souza
• 16/10 – EM Prof. Joaquim Pereira da Silva
• 17/10 – EM Profa. Odete Corrêa Madureira
• 18/10 – EM Padre Mário Antônio Bonotti Redentorista
• 21/10 – EM Profa. Ruth Azevedo Romeiro
• 22/10 – EM João Cesário
• 23/10 – EM Profa. Julieta Reale Vieira
• 24/10 – EM Prof. Alexandre Machado Salgado
• 25/10 – EM Abdias Júnior Santiago e Silva

Saiba mais a respeito das atividades que o caminhão-laboratório oferece:

- Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
- Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar o quanto consomem os principais equipamentos de casa ao longo do mês.
- Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
- Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
- Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;
- Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.
- Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.
- Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
- Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.
- Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.

Escola Joaquim Pereira concorre na Gincana Cultural Xô Desperdício da EDP

A Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira da Silva, do Mantiqueira, está entre as 32 unidades de educação de 18 municípios da região que concorrem na Gincana Xô Desperdício da EDP. A fase de votação terminou na última semana e os vencedores serão anunciados dia 15 de outubro.
No dia 31 de outubro, data ainda a ser confirmada pela organização, acontecerá a cerimônia de premiação.
No ano passado, a Escola Municipal Professor Mário de Assis César, no Marieta Azeredo, conquistou a segunda colocação na Gincana Cultural EDP Xô Desperdício!, o que resultou no prêmio de um dos 10 sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 kWp.
Essa iniciativa é uma parceria entre a cidade e a EDP e tem como propósito conscientizar as pessoas sobre o desperdício de energia elétrica e promover o uso racional desse recurso.
A Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! propõe que as escolas participantes produzam vídeos abordando o tema do desperdício e do bom uso da energia elétrica.
Este ano, o vídeo de Pinda que está concorrendo é ‘A Turma do Xô Desperdício”, que pode ser visto pelo link https://www.youtube.com/watch?v=rEeVNazAogM&list=PL2BJAfQ9K53R9y9DKeVI19wsmChQOXOwV.