22/01 - Pinda promove projeto socioambiental com alunos da EE Eunice Bueno Romeiro

Desde 2021, a Escola Estadual Eunice Bueno Romero tem sido palco de uma transformação ambiental notável graças ao projeto "Minha Rua, Meu Mundo". Idealizado inicialmente por professores da rede, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, este projeto socioambiental vem cultivando uma consciência ecológica entre os estudantes, com ênfase na coleta seletiva e arborização urbana.

Durante o terceiro e quarto bimestres, os alunos do 7º ano C, sob a orientação de seus professores, elaboraram e implementaram um plano de ação focado em atividades ambientais práticas. Estas ações incluíram a limpeza de salas, terrenos e canteiros escolares, estudos sobre coleta seletiva com a produção de cartazes informativos, campanhas para o uso correto de lixeiras e coleta seletiva, reparo da cerca da horta escolar, e o plantio e identificação de plantas no espaço escolar. Estas atividades não só abraçaram os objetivos da ciência geográfica, mas também promoveram habilidades socioemocionais e o protagonismo juvenil.

Começando com a conscientização sobre coleta seletiva, os alunos procederam com a limpeza de salas e canteiros. Seguindo essas ações iniciais, o grupo identificou áreas verdes próximas à escola, aptas ao plantio de mudas fornecidas pelo Viveiro Municipal de Pindamonhangaba.

Na fase de execução do plantio, os alunos não se limitaram a apenas embelezar a área escolhida. Eles também recolheram lixo reciclável encontrado pelo caminho, aproveitando a oportunidade para educar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e do descarte apropriado de resíduos.

Esta iniciativa exemplar, liderada por jovens estudantes, não apenas promove a consciência ambiental, mas também atua diretamente na melhoria do clima urbano e na qualidade de vida na comunidade. "Minha Rua, Meu Mundo" é um projeto que transcende os muros da escola, mostrando como a educação ambiental pode ser um poderoso agente de mudança em nível local.