Premiação do Concurso de Fotografia Ambiental destaca belezas naturais de Pinda

Premiação do Concurso de Fotografia Ambiental destaca belezas naturais de Pinda

Na quinta-feira (05), foi realizada a cerimônia de premiação do I Concurso de Fotografia Ambiental de Pindamonhangaba, no Palacete 10 de Julho. A iniciativa do concurso foi da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Departamento de Comunicação da Prefeitura.
O concurso intitulado “As Belezas Naturais de Pindamonhangaba” teve como objetivo enaltecer a diversidade natural da cidade e ressaltar a importância da conservação ambiental. Os participantes puderam se inscrever nas categorias de fotógrafo amador ou fotógrafo profissional, na qual foram analisadas pela comissão julgadora, que estavam presentes no júri, composta pelo Escriturário da Secretaria de Meio Ambiente, Pedro Cunha do Amaral Silva; a Diretora de Comunicação da Prefeitura, Maria Fernanda Munhoz; a Diretora de Cultura da Prefeitura, Rebeca Guaragna, e o fotógrafo profissional, André Nascimento.
O evento também contou com a presença da Gestora de Projetos Ambientais, Ana Letícia da Silva, que representou a diretora de Programas Ambientais, Ione Barbosa, e o secretário de Meio Ambiente, Alexsander Rosa Carvalho.
Todas as fotografias vencedoras foram expostas no Palacete e participarão de uma exposição itinerante por vários espaços culturais de Pindamonhangaba. A iniciativa ofereceu aos fotógrafos, tanto profissionais quanto amadores, a oportunidade de registrar e compartilhar imagens que evidenciam as riquezas naturais de Pindamonhangaba, além de chamar a atenção para a necessidade de preservação ambiental.


Vencedores da Categoria Profissional:
1° Lugar: “Janela”, por Ana Paula Cavalheiro de Oliveira, entregue pelo fotógrafo profissional André Nascimento; a fotografia representa o conforto da janela, quando a natureza se revela em toda sua diversidade e beleza, lembrando-nos da riqueza que nossa cidade guarda em cada detalhe. Ao apreciar paisagens como essas, somos convidados a refletir sobre a importância de cuidar e preservar o que é nosso, para que as futuras gerações possam também se encantar com a mesma visão.
2° Lugar: “Silhueta ao entardecer”, de Carlos Eduardo de Paula Sousa, entregue pela Gestora de Projetos Ambientais, Ana Letícia da Silva; vislumbramos uma cena poética da silhueta de um ciclista pedalando sob a luz dourada do entardecer, cercado por árvores e sombras suaves.
3° Lugar: “Qual o tamanho do homem?” Qual o tamanho da imensidão do céu? E da natureza?”, por Marina Schmidt, entregue pela Diretora de Comunicação da Prefeitura, Maria Fernanda Munhoz.
4° Lugar: “Beira do Paraíba”, de Djalma Demétrio, entregue por Cleír, do Meio Ambiente; “Já realizei muitas fotos na beirada do paraíba, casamentos, aniversários, ensaios. E cada momento o rio com suas árvores nos mostra um ambiente de paz e sossego”, comentou o vencedor. “Quem vai ao Bosque da Princesa já sabe que irá contemplar o rio que é tão vital ao nosso município. Tecnicamente não acho que há dificuldade em registrar o rio apenas acredito que o ângulo do sol favorece determinados horários do dia.”

Vencedores da Categoria Amador:
1° Lugar: “Tucano-de-bico-verde-filhote”, por Marta Nogueira Martins, entregue pelo Secretário do Meio Ambiente, Alexsander Rosa Carvalho; a fotografia demonstra a importância das árvores na sua reprodução.
2° Lugar: “Casinha do Parque”, de Laudicéia dos Santos, entregue pela Diretora da Cultura, Rebeca Guaragna; representando a casinha do nosso amado parque, que tanto chama a atenção de todos. Demonstrando a simplicidade da beleza, junto ao cuidado e criatividade humana.
3° Lugar: “Revoada ao pôr-do-sol sobre o Rio Paraíba”, por Luana Santiago Novaes, entregue pelo Escriturário da Secretaria de Meio Ambiente, Pedro Cunha; exibindo uma revoada de pássaros completa a paisagem famosa do pôr-do-sol visto da ponte do Rio Paraíba, a paisagem completa o encontro com a Serra da Mantiqueira, voos de pássaros e a correnteza do rio, uma composição da imagem clássica da passagem da área urbana para área rural e turística da cidade.
4° Lugar: “Chamas”, por Danilo Marchiori, entregue pela Cintia do Meio Ambiente; “A serra que embeleza nossa paisagem e mantém o clima de nossa cidade também precisa de atenção”, destacou o vencedor.
5° Lugar: “Abraço”, de Luís Otavio Alves Lira, entregue pela Silvia do Meio Ambiente; “A sorte de ver os mais lindos moradores de Pindamonhangaba”, comentou o último vencedor.