20/03 - Brincando no Parque chega a Pindamonhangaba com intensa programação cultural gratuita

Teatro, circo, dança, música, mímica e ventríloquos convidam pais, adolescentes e crianças para reflexões interativas. A agenda acontece neste domingo, dia 26

Neste domingo (26), a partir das 10 horas, “Brincando no Parque” traz a Pindamonhangaba espetáculos gratuitos de teatro, circo, dança e música. O projeto já passou por Porto Alegre e São Paulo entre outubro e novembro de 2022.
Serão 10 atrações que passeiam por arte de rua, folclore, fantasia, carnaval, mímica e contação de histórias. Para acolher o evento, o Parque da Cidade receberá um picadeiro circense e uma grande tenda. Pais, mães e responsáveis poderão levar suas crianças e jovens para espetáculos que convidam para a reflexão e intervenções, permitindo que a criança interaja e seja agente do aprendizado.
Mafalda Pequenino, atriz e diretora, será a Mestre de Cerimônias do evento que, pelo encontro do lúdico com a diversão, busca promover diálogos com temas importantes como ecologia e sustentabilidade, educação, equidade social, racial e de gênero. Como proposta de contrapartida social, Brincando no Parque realizará também ações formativas em ONGs ou escolas públicas da cidade.
A programação começará às 10 horas com a apresentação de dança Baque Mulher Taubaté, grupo de 15 batuqueiras que, além de um grupo percussivo e de dança, atua na luta contra o machismo, o racismo e a intolerância religiosa. Depois, seguem Trupe do Fuxico, Grupo Teatro do Imprevisto, Mímico Andarilho Carlos Javkin, Grupo Ziriguidum, NEXDT, Cia Teatral La Trapera, Pequena Trupe de Circo e Banda Despirocadas. Cada apresentação tem entre 30 minutos e 1 hora de duração.
“A expectativa para a programação em Pindamonhangaba é a melhor possível, já que contamos com o apoio da Prefeitura e estaremos no parque mais importante da cidade para seguir oferecendo diversão de forma gratuita”, conclui Ítalo Azevedo, gestor da Muda Cultural.
Brincando no Parque em Pindamonhangaba é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, com apoio da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente. A realização é de Muda Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.
Além da gratuidade, a acessibilidade do festival se dará também por interpretação em Libras das atrações, classificação etária livre, acessibilidade arquitetônica para pessoas com necessidades especiais e fácil localização do local do evento. A partir de uma parceria com a Moreira Cesar Recicla, cooperativa de reciclagem, haverá a gestão sustentável dos resíduos sólidos do evento.

Programação completa:

10h - Baque Mulher Taubaté (dança)
11h - Gran Cirque de Duá - Lê Classique Show | Trupe do Fuxico (circo)
11h30 - Miragens na Caixa | Grupo Teatro do Imprevisto (teatro)
12h - Eu Não Quero Um Mundo Imundo | Grupo Ziriguidum (teatro - contação de histórias)
12h30 - A Menina do Riacho | Núcleo Experimental de Dança e Teatro de São José dos Campos (NEXDT SJC) (dança)
13h30 - Piragui | Cia Teatral La Trapera (teatro)
14h - Ação Brincante com o Mímico Andarilho | Carlos Javkin (circo)
14h30 - Variedades Variadas | Pequena Trupe de Circo (circo)
15h30 - No Quintal do Mundaréu | Grupo Teatro do Imprevisto (teatro)
17h - Despiroquei | Banda Despirocadas (música)