01/03 - Boletim da dengue: Pinda chega a 4.206 casos em 2024

01/03 - Boletim da dengue: Pinda chega a 4.206 casos em 2024

O Boletim da Dengue, divulgado nesta quinta-feira (29), pela Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, contabilizou 4,206 casos da doença no ano de 2024.
Os dados se referem a resultados positivos registrados até o dia 24 de fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado foram 75 casos e em todo o ano de 2023, 2.507 confirmações da doença.
Atualmente, os bairros com maior número de casos são Ipê, Vila São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Araretama e centro de Moreira César, que juntos somam 1.592 casos, representando 37,8% do total.
O boletim traz ainda dois casos de chikungunya - doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e as duas mortes confirmadas por dengue no mês de janeiro de 2024.
Para combater o mosquito transmissor da doença, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações em toda a cidade e alertado a população para eliminar água parada. Desde a semana passada, por exemplo, o município está em parceria com o Exército, realizando limpeza por ruas do Distrito de Moreira César e na sexta-feira (1) vai iniciar limpeza no Castolira. “Estamos em uma época de muitas chuvas, registrando volume acima do normal. O grande volume de águas, aliado às elevadas temperaturas, gera condições ideias para a proliferação do mosquito da dengue, especialmente em locais onde existem objetos ou itens que podem acumular água. Desta forma, além do serviço da Prefeitura em parceria com o Exército para limpeza, para posterior nebulização, precisamos da colaboração dos moradores, para que eliminem água parada dos seus quintais", disse o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.