Prefeitura realiza lançamento das obras de reconstrução das ocas do Trabiju

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza nesta quinta-feira, dia 18 de abril, às 10 horas, a solenidade que marcará o início das obras de reconstrução das ocas do Parque Municipal do Trabiju. O evento será realizado no Parque do Trabiju, ao lado das antigas ocas, para imprensa e autoridades, mas também é aberto à população.
O evento contará com a assinatura simbólica do contrato com a empresa vencedora da licitação, Multivale Construtora LTDA, para a fase 1 da obra, contendo a reconstrução das ocas que foram consumidas por um incêndio em maio de 2018, sendo destruídas. Desde então, a Prefeitura iniciou os esforços para a reconstrução deste que era um dos símbolos do Parque Natural Municipal do Trabiju.

WhatsApp Image 2024-04-17 at 13.22.32
O investimento de R$549.185,55 advém do tesouro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que também desenvolveu o projeto, tendo apoio final da Secretaria de Obras e Planejamento para seguir para a Licitação. A área total é de 470,16 m². Neste primeiro momento, as ocas serão reerguidas, receberão cobertura antichamas, em substituição ao antigo sapê. Nas próximas fases da reconstrução, outras melhorias serão agregadas ao projeto.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a reconstrução das Ocas do Parque Natural Municipal do Trabiju se justifica, tendo em vista que está contemplado no Plano de Manejo a existência de espaços como esse na área de uso intensivo dentro do Parque. Por se tratar de Unidade de Conservação de Proteção Integral, a área de construções é reduzida, portanto mostra-se coerente que a utilização do espaço seja retomada com a construção de novas edificações que atendam às necessidades da população, bem como das instituições voltadas à pesquisa científica e estudantil.