20/07 - Prefeitura recebe estação de abastecimento de veículos elétricos

Em ações visando desenvolvimento tecnológico, Pindamonhangaba irá eletrificar a frota de veículos por meio de energia solar e também disponibilizará carros compartilhados

Pindamonhangaba, através da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, inova mais uma vez e começa a utilizar carros elétricos com o grande diferencial de serem compartilhados e abastecidos por energia solar.
O sistema utiliza energia gratuita. As baterias da estação de carregamento são alimentadas por energia solar e armazenam esta energia gerada. O excedente é devolvido para a rede da prefeitura.
De acordo com o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, o Município projeta uma grande redução de despesas, tanto na conta da energia elétrica como no valor do combustível utilizado pela atual frota de veículos. “A economia não para por aí. Os veículos elétricos, apesar de terem o preço acima em relação aos veículos de combustível fóssil, possuem custo de manutenção menor. No mundo corporativo, isso se chama redução
de TCO (Total Cost Ownership), ou custo total de propriedade, que é a soma de todos os custos de aquisição, manutenção, peças, mão de obra, seguro, depreciação, etc.”, explica. “A ação é uma primeira etapa para a eletrificação de toda a frota da prefeitura. Além da implantação do sistema de captação de energia solar, a Secretaria traz outra novidade que é a chamada Uberização. Consiste no uso de carros compartilhados e esta abordagem proporciona o uso racional dos recursos pela municipalidade”, completou.
Segundo o secretário, a inovação e economia não se dão somente pela adoção de tecnologia, mas por uma abordagem disruptiva na forma do uso. “Precisamos realizar transformação da máquina pública, executando melhores serviços com custos reduzidos à população”, destacou Velloso. “Essa iniciativa não onera nenhum custo para a Prefeitura”, garantiu.
A parceria é uma ação da recém-criada Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, que apoia o crescimento e desenvolvimento tecnológico na cidade. O sistema de captação e armazenamento de energia solar, a telha fotovoltáica e a estação de carregamento de veículos elétricos é criação de uma startup do município. A Prefeitura espera uma adoção massiva da tecnologia que traz economia, inovação e irá gerar empregos na cidade.
“Na nossa gestão, já reconhecida como inovadora, não há espaço para o ‘sempre foi assim’. Queremos sempre mais e vamos elevar a régua na máquina pública de Pindamonhangaba para que a cidade seja conhecida nacionalmente, e por que não, mundialmente, como a cidade que estabeleceu um novo nível de referência”, finaliza o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.