18/08 - Governo Federal referencia modelo de Pinda em Cidade Inteligente

18/08 - Governo Federal referencia modelo de Pinda em Cidade Inteligente

O Governo Federal, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, referenciou Pindamonhangaba em sua página sobre cidades inteligentes devido às ações do município no segmento.
A inclusão de Pindamonhangaba ocorreu dia 17 de agosto e pode ser conferida pelo link https://inteligente.mcti.gov.br/midia?page=1.
Na página, o Governo faz um breve resumo sobre os atos realizados na cidade. De acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, “Pindamonhangaba adota modelo referência alinhando a maturidade digital e demais melhores práticas das ISOs, TCE(IGMA), Carta Brasileira entre outras, como estratégia conjunta a ciência de dados e inovação. O programa fomenta a agilidade da máquina pública, melhores serviços à população, sustentabilidade, economia aos cofres públicos e aumento da arrecadação. Tudo está conectado e norteando o futuro da cidade”.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba, Danilo Velloso, afirmou que “o ato do Governo federal é mais uma forma de reconhecimento da cidade, que está a um passo de ser certificada como Cidade Inteligente. O gesto do Ministério chancela o caminho tomando há cerca de três anos pela gestão Dr. Isael”.
Danilo Veloso explicou que “a certificação como Cidade Inteligente está em andamento pelas ISOs 37120, 37122 e 37123, não sendo somente estas normas, mas todas as principais que estaremos em conformidade. Temos governança, inovação e economia no centro das ações de tecnologia e não iremos parar por aqui. Agora temos mais uma ratificação do trabalho, e contra fatos e dados não há argumentos”, completou.
O prefeito D. Isael Domingues disse que “o Brasil tem dificuldade de definir o que é uma cidade inteligente, ora digitalização, ora sustentabilidade. Pode ser tudo isso. Na dúvida nós adotamos todos os modelos. Não há nada a perder nisso. O que queremos é praticar inteligência com resultados, inovar”, finalizou dr. Isael.