12/12 - Prefeitura de Pinda ultrapassa capacidade total de processamento de 1 petabyte

A tecnologia vem sendo adotada de forma promissora na Prefeitura de Pindamonhangaba, onde todos os serviços estão digitalizados, proporcionando uma grande transformação no uso e, principalmente, na cultura organizacional.
De acordo com o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, “atualmente não se encontram papeis sob as mesas, tudo está online. Para isso é necessária uma infraestrutura de telecomunicação e segurança da informação”.
Somente na plataforma Google há 540 terabytes de capacidade, além do servidor de arquivos, imagens, 1doc e processamento de câmeras.
“Para ter ideia, um petabyte equivale a 1.024 vezes um terabyte. E um terabyte equivale a 1.024 vezes um gigabyte, ou seja, muitos dados”, completou o secretário.
Ele explicou que “em 2022 a Prefeitura se reorganizou e criou a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos, para dar sustentação da tecnologia ao desenvolvimento do município”.
Outro pondo de destaque é que as plataformas de nuvem, chamadas cloud computing, utilizadas pela Prefeitura, passam pelos principais provedores mundiais, Google e Amazon, buscando alta disponibilidade, segurança e tempo de resposta.
“Buscamos estabelecer o mesmo padrão encontrado em uma empresa privada, trazendo melhores práticas e evoluindo na tecnologia do município”, disse o diretor de Infraestrutura e Telecomunicações, Bruno Lacorte.
“Não há digitalização sem uma infraestrutura de tecnologia confiável, hoje não é possível debater infraestrutura urbana sem telecomunicação. Trata-se de uma pirâmide de Maslow 2.0”, afirmou Danilo Velloso.